Associação
Nacional de
Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação
ano de eleição de diretoria
24ª Reunião Anual
Caxambu
7 a 11 de outubro de 2001
Textos dos Trabalhos e Pôsteres
Obs.: A fim de manter completa fidelidade aos textos, optou-se por deixar todos os arquivos no formato original (.doc do Word),
exceto alguns poucos arquivos cujo tamanho ultrapassava 1 Mb. Com isso, aumenta um pouco o tempo de download,
mas se evitam as eventuais perdas da formatação, figuras e notas de rodapé.
GT 2 —
História da Educação
|
GT 12 — Currículo
|
Trabalhos
"Pavilão Mourisco": BIBLIOTECA E EDUCAÇÃO EM CECÍLIA MEIRELES
Jussara Santos Pimenta (PUC-Rio) T0203884598885.doc
O ENSINO EM CAMPINAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO DEZENOVE: A ESCOLA CORRÊA DE MELLO.
Mauricéia Ananias (UNICAMP) T0211259873009.doc
Uma contribuição para a história da infância: festejos comemorativos da criança
Cyntia Greive Veiga (UFMG) ; Maria Cristina Soares de Gouvea T0213581577792.doc
A IMAGEM DA MULHER NAS IDÉIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI: O APRISIONAMENTO AO ÂMBITO PRIVADO(DOMÉSTICO) E À MATERNIDADE ANGELICAL
Alessandra Arce (UNESP) T0218761471603.doc
O CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO (1956-1961)
Márcia dos Santos Ferreira (FEUSP) T0221841896493.doc
EMBATES NO CAMPO EDUCACIONAL: A SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1922-1931)
Ana Clara Bortoleto Nery(UFSCar) T0241034885317.doc
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE AFRO-BRASILEIROS
Mariléia dos Santos (UNESP) T0256840543579.doc
OLHOS NA AMÉRICA - UMA LEITURA DOS RELATÓRIOS HIPPEAU
José Gonçalves Gondra (UERJ) T0272623237372.doc
Processos de feminização do magistério
Flávia Obino Corrêa Werle (Unisinos) ; Rute Vieira Dornelles ; Luciana Storck De Mello Auzani ; Luciana Backes ; Vivian Koch ; Greyce Toigo T0279896878202.doc
CRIANÇAS TRABALHADORAS: OS APRENDIZES MARINHEIROS NO PARANÁ OITOCENTISTA
Vera Regina Beltrão Marques(UFPR) ; Silvia Pandini T0279933791232.doc
"UNA OPACIDAD CRECIENTE EN EL DEBATE IDEOLÓGICO": LA CONSTRUCCIÓN DE LA HEGEMONÍA EN LOS ORÍGENES DEL SISTEMA EDUCATIVO ARGENTINO (1880-1916). SOCIALISMO Y TENSIONES POLÍTICO PEDAGÓGICAS: APORTES PARA LA DISCUSIÓN.
Marina Blanca Becerra (UBA) T0279999999999.DOC
Pedagogia e Methodologia: liberalismo e catolicismo no manual de Passalácqua (a formação docente no final do século XIX)
Regina Maria Monteiro (UNICAMP) ; Annamaria Bueno Golçalves de Freitas T0291612970801.doc
Pôsteres
A NOÇÃO DE CIDADANIA EM ANÍSIO TEIXEIRA
Anita Adas Gallo P0251803934623.rtf
UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEXO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL: A ESCOLA PROFISSIONAL PAULO DE FRONTIN (1919)
Nailda Marinho da Costa Bonato P0252569304769.doc
O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM PROCESSOS DE TUTELA DE MENORES DESVALIDOS.
Alessandra David Moreira da Costa P0281860804432.DOC
O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL DA MULHER CAPIXABA (1845-1850)
Cleonara Maria Schwartz Lucas P0282532081870.doc
ORESTES GUIMARÃES E AS QUESTÕES EDUCACIONAIS DE SUA ÉPOCA: da Direção do Colégio Municipal de Joinville à Reforma do Ensino Catarinense de 1911.
Paulo de Nóbrega P0291926962769.DOC
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação
Trabalhos
APROVAÇÃO POPULAR DA VIOLÊNCIA POLICIAL: UM DESAFIO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O MOVIMENTO DE DIREITOS HUMANOS
Maria Aparecida Morgado (UFMT) T0301316020965.DOC
IPORANGA REJEITA PROTEÇÃO AMBIENTAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, DISCURSOS E OS ASPECTOS EDUCATIVOS ASSOCIADOS AOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO VALE DO RIBEIRA (SP)
Luiz Afonso Vaz de Figueiredo (FSA) T0301613937626.doc
O APELO À CONSCIÊNCIA NOS MOVIMENTOS ECOLÓGICOS E NOS MOVIMENTOS POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Leandro Belinaso Guimarães (UFSC) T0331559861024.doc
A AÇÃO EDUCATIVA DO ILÊ AIYÊ: REAFIRMAÇÃO DE COMPROMISSOS, RESTABELECIMENTO DE PRINCÍPIOS.
Elias Lins Guimarães (UESC) T0341093430938.doc
QUEM SÃO OS NEGROS? Classificação racial no Brasil: aproximações e divergências
Delcele Mascarenhas Queiroz (Uneb) T0344239895038.DOC
FORMAS ASSOCIATIVAS JUVENIS: O CASO DOS JOVENS DA ILHA DE SANTA CATARINA
Olga Celestina Durand (UFSC) T0350877551369.DOC
MOVIMENTOS SURDOS E OS DISCURSOS SOBRE SURDEZ, EDUCAÇÃO E TRABALHO: A CONSTITUIÇÃO DO SURDO TRABALHADOR
Madalena Klein (UFRGS) T0359743704736.doc
MST, PROFESSORAS E PROFESSORES: sujeitos em movimento
Sônia Aparecida Branco Beltrame (UFSC) T0360979742164.doc
ESCOLA DÁ SAMBA? O QUE TÊM A DIZER OS COMPOSITORES DO BAIRRO DE OSWALDO CRUZ E DA PORTELA
Augusto César de Lima(PUC-RIO) T0372171506942.doc
ESCOLA: realidade ou mito ? As falas dos cortadores de cana em Greve – Guariba
Eliane Amábile Dancini (CUML) T0391900455448.doc
O MOVIMENTO OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UM SINDICALISMO DE INTELECTUAIS
Ignez Pinto Navarro (UFPB) T0395710942099.doc
Pôsteres
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA DOS UNIVERSITÁRIOS: A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE E DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
Carla de Sant’Ana Brandão P0315005323563.doc
Trabalhos
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURA
Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL) T0400873741545.doc
CONHECER E APRECIAR A NATUREZA: DESAFIOS DA TEMÁTICA AMBIENTAL ENFRENTADOS POR UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA
Dalva Maria Bianchini Bonotto (UFSCar) ; Luiz Marcelo de Carvalho T0401438940999.doc
PROFISSIONALIZAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
Lea das Graças Camargos Anastasiou (UNERJ) T0411074040023.DOC ou T0411074040023.htm
PESQUISA: AVALIAÇÃO FORMATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: um processo construído e vivenciado
Neide Arrias Bittencourt (UEM) T0420274349841.DOC
EDUCAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ANOMALIAS NO CONTEXTO DO PARADIGMA TRADICIONAL DE ENSINO?
Lúcia Regina Vilarinho (UNESA) T0442890705758.DOC
PROJETO PEDAGÓGICO E ESCOLA DE PERIFERIA: SONHO OU PESADELO?
Maria Helena Galvão Frem Dias-da-Silva(UNESP) T0451361969708.doc
APRENDENDO NA INTERAÇÃO COM OUTROS
Maria Silvia Cesário da Mota (UNIMEP) ; Rosália Maria Ribeiro de Aragão T0451405841493.doc
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NUMA SOCIEDADE EM PROCESSO DE MUDANÇA ACELERADA: DOCÊNCIA E INOVAÇÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA
Maria Eugenia de Lima e Montes Castanhos (PUC-Camp) T0451454895419.doc
A QUESTÃO DA MUDANÇA NA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Geralda Terezinha Ramos T0453695858476.DOC
A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA ESCOLA PLURAL NO UNIVERSO DOCENTE
Cláudia Caldeira Soares (PBH) T0458423222691.doc
BASES EPISTEMOLÓGICAS E ENFOQUES DIDÁTICOS IMPLICADOS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Rejane Maria Ghisolfi Silva (UFU) ; Roseli Pacheco Schneltzer T0469985762824.DOC
SABERES PEDAGÓGICOS: ATIVIDADE DOCENTE EM GEOGRAFIA
Pedro Wagner Gonçalves (IG-UNICA) t0471110969795.doc
Estrutura Disciplinar, Estratégias Didáticas e Estilo Docente: categorias para interpretar a sala de aula
Alberto Villani (IFUSP) ; Denise de Freitas T0471253626282.doc
LIÇÕES DO PASSADO QUE RESSIGNIFICAM O PRESENTE. OU PELA REAFIRMAÇÃO DE UMA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Silvia Alícia Martínez (UENF) T0472785970316.doc
SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: CASO DA NUTRIÇÃO – TEIA DA ADMINISTRAÇÃO SAÚDE PÚBLICA
Cleoni Maria Barboza Fernandes (ULBRA) t0479177805092.doc
A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA ESCOLA PLURAL NO UNIVERSO DOCENTE
Cláudia Caldeira Soares(PBH) T0483765417770.doc
Pôsteres
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM MUSEUS DE CIÊNCIAS
Martha Marandino (FE-USP) P0412174166673.DOC
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRAPONDO O FAZER COM O SABER FAZER
Miguel André Berger (UFS) P0421051264001.doc
A BUSCA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE SUPERE A RACIONALIDADE TÉCNICA: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
Maria Isabel Batista Serrão (UFSC) P0421985919778.doc
FORMAR E FORMAR-SE NA ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Manoel Oriosvaldo Moura (USP) ; Elaine Sampaio Araújo ; Isabel Alarcão ; José Tavares P0451812417169.doc
EM BUSCA DE CONCEITUALIZAÇÃO DE EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA
Silas Borges Monteiro (UFMT) P0461051970573.doc
INVESTIGANDO OS SABERES DOCENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Vânia Beatriz Monteiro da Silva (UFSC) ; Diana Carvalho de Carvalho ; Justina Inês Sponchiado P0469288786174.DOC
CORPOREIDADE: A LINGUAGEM QUE CONSTRÓI E PRODUZ CULTURA CORPORAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNERJ
Dilma Montagnoli (UNERJ) P0470798647052.DOC
ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS DO MUNICIPIO DE NITERÓI: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Lemuel Pereira de Assis (UESA) p0472470957102.doc
Trabalhos
O Banco Mundial e as políticas públicas de Educação, nos anos noventa.
Sonia Maria Portella Kruppa (FEUSP) T0511651397173.doc
O Programa "Um Salto para o Futuro" e o discurso da formação continuada de professores
Romilson Martins Siqueira (UCG) T0518408126923.DOC
A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL: DESMANTELAMENTO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA MINISTRADA PELO CEFET-X?
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira (PUCMG) T0523492991781.doc
O ESTADO BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO (ESCOLAR) INDÍGENA: UM OLHAR SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rosa Helena Dias da Silva (UA) T0528827681841.doc
DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA ESTATAL: A PUBLICIZAÇÃO ENVIESADA
Edaguimar Orquizas Viriato (UNIOESTE) T0531651962425.DOC
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE NO ESTADO DO PARANÁ
Marta Silene Ferreira Barros (UEM) T0545464489038.DOC
Processos de Construção de Políticas Públicas em Educação Escolar Indígena no Estado do Rio de Janeiro
Domingos Barros Nobre (UESA) T0552213453856.doc
O Novo Discurso do Banco Mundial e o seu mais Recente Documento de Política Educacional
Ângela Carvalho de Siqueira (UFF) T0552423529049.doc
REFORMAS EDUCATIVAS E QUALIDADE DE ENSINO
Luiz de Sousa Junior (UFPB) T0555205584949.doc
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA, NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS CONSELHEIROS
Luciana Rosa Marques (FACHO) T0555484561395.doc
A PRIORIDADE FINANCEIRA AO ENSINO FUNDAMENTAL NA REFORMA CONSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO DE 1996: UM OLHAR SOBRE O FUNIL PARLAMENTAR
Nalú Farenzena (UFRGS) T0559671657695.doc
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CHILE: VITRINE PARA A AMÉRICA LATINA?
Dagmar Maria Leopoldi Zibas (FCC) T0561216949593.doc
EFEITOS DO FUNDEF NOS MUNICÍPIOS MINEIROS: EQÜIDADE SOCIAL?
Rosimar de Fátima Oliveira (USP) T0563203073144.doc ou T0563203073144.htm
Gestão autônoma da escola pública
Ângela Maria Martins (FCC) T0571409100722.doc
POLÍTICAS DE AUTONOMÍA ESCOLAR Y PARTICIPACIÓN DE LAS FAMILIAS EN LA ESCOLARIZACIÓN: TENDENCIAS DEL CASO ARGENTINO
Myrian Andrada (UNQ) T0589999999999.doc
O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO LESTE PAULISTA
Ivan Russeff (UCDB) ; Fernando Casadei Salles T0591317915289.doc
INOVAÇÕES E (DES)CONTINUIDADES NA POLÍTICA EDUCACIONAL FLUMINENSE (1975-1995)
Libânia Nacif Xavier (UFRJ) T0592361373669.DOC
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS E REGIME DE COLABORAÇÃO: O ATENDIMENTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA
Marisa Ribeiro Teixeira Duarte (UFMG) T0593764807949.doc
A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL EM QUESTÃO
Luiz Fernando Dourado (UFG) ; Afrânio Mendes Catani ; João Ferreira de Oliveira T0598433752239.DOC
Pôsteres
O PAPEL DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS
Rosângela Mendonça Teles (FAE/UFMG) P0522902106281.DOC
CICLOS E QUALIDADE DE ENSINO: UMA RELAÇÃO COMPLEXA
Clarice Aparecida Alencar Garcia (UNESP) P0561543907875.DOC
POLÍTICAS PARA ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA ESCOLA PLURAL DE BELO HORIZONTE
Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU) ; Flávia Carvalho Malta de Mello P0568099736774.doc
O ENSINO RURAL: UMA DISCUSSÃO DAS ESPECIFICIDADES
Eliane Pinheiro Medeiros Campos (UFMS) P0598836651397.doc
Trabalhos
Leitura indiciária: experiência cotidiana de educandos e educadores
Edwiges Guiomar dos Santos Zaccur (UFF) T0622609357631.doc
A DIFÍCIL ARTE DE OLHAR PARA SI E PARA O OUTRO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Elisa Pereira Gonsalves (UFSCar) T0645490509478.doc
TEORIA DA POBREZA OU POBREZA DA TEORIA: REFLEXÕES ACERCA DA SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM VIVÊNCIA DE RUA EM FLORIANÓPOLIS /SC
Dóris Regina Marroni Furini (UFSC) T0649851528897.doc
EDUCAÇÃO POPULAR E ESTUDOS DE RECEPÇÃO: MIDIA E MEDIAÇÃO PROBLEMATIZANDO O CONFLITO PEDAGÓGICO
Maurício José Siewerdt (Univali) T0650290602695.doc
EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS: O QUE TÊM FEITO AS ASSESSORIAS?
Nadir Esperança Azibeiro (UESC) T0652593731669.doc
Educação popular na América Latina no Novo Milênio: IMPACTOS DO NOVO PARADIGMA
Maria Gloria Gohn (UNICAMP) T0661258986226.DOC
POR UMA PEDAGOGIA DA PARTICIPAÇÃO : Notas a partir do Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul
Danilo Romeu Streck (UNISINOS) T0669608881144.doc
DIÁRIO DE CLASSE: ALGUNS (DES)APONTAMENTOS DE UMA MASCATE PEDAGÓGICA NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO
Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ) T0672954489792.doc
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS POSTOS PELAS MÚLTIPLAS FACES DO COTIDIANO
Maria Teresa Esteban (UFF) T0682499156560.doc
Participação popular e educação nos primórdios da saúde pública brasileira
Eymard Mourão Vasconcelos (UFPB) T0683341779670.doc
O IMPONDERÁVEL NOS TEMPOS NEOLIBERAIS: as possibilidades da análise de atores populares nas estruturas em ação e os processos de exclusão
Mônica Dias Peregrino (UFF); Marize Bastos da Cunha T0692638064359.doc
Pôsteres
A Relação como fundamento: o fio de ariadne na reflexão sobre ecopráxis
João Batista de Albuquerque Figueiredo (UECE) P0626535878551..doc
A narratividade enquanto ato criador: processos artísticos na crítica da cultura
Ângela Maria Bessa Linhares (UFC) P0656403864856..doc
PROFESSORAS-ALFABETIZADORAS:HISTÓRIAS (IN)VISÍVEIS"DESSA GENTE POUCO IMPORTANTE" QUE COTIDIANAMENTE (RE)CONSTRÓI A EDUCAÇÃO POPULAR.
Carmen Lúcia Pérez (UFF) P0672502361322.doc
GT 7— Educação da Criança de 0 a 6 anos
Trabalhos
GRUPOS DE FORMAÇÃO – ANÁLISE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOB A
PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sonia Cristina Lima Fernandes (UFSC) T0701120987718.doc
(RE) SIGNIFICANDO OS CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP
Gilza Maria Zauhy Garms (UNESP) ; Beatriz Belluzzo Brando Cunha T0701551941693.doc
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Heloisa Helena Azevedo (UNIMEP) ; Roseli Pacheco Schnetzler T0707185822605.doc
POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DO PARQUE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SÃO PAULO, DÉCADAS DE 1940 E 1950
Moysés Kuhlmann Júnior (USF) ; Maria Martha Silvestre Ramos T0711731363413.doc
COM OLHOS DE CRIANÇA: O QUE ELAS FALAM, SENTEM E DESENHAM SOBRE SUA INFÂNCIA NO INTERIOR DA CRECHE
Alessandra Mara Rotta de Oliveira (UFSC) T0729478359431.doc
GOVERNANDO A SUBJETIVIDADE: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INFANTIL NO RCN/EI
Maria Isabel Edelweiss Bujes (UFRGS) T0729733934591.doc
VISÕES DE PROFESSORES SOBRE AS FAMÍLIAS DE SEUS ALUNOS: UM ESTUDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Regina Maria Simões Puccinelli Trancredi (UFSCAR) ; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali T0731755403999.doc
INFÂNCIA E GÊNERO: O QUE SE APRENDE NOS FILMES INFANTIS?
Ruth Ramos Sabat (UFRGS) T0747566718868.doc
P ropostas pedagógicas ou curriculares de Educação Infantil: para retomar o debate
Sonia Kramer (PUCRIO) T0752393686166.doc
A ROTINA NAS PEDAGOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS BINARISMOS À COMPLEXIDADE
Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS) T0759014623249.doc
A contribuição das pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Educação: orientações pedagógicas para crianças de 0 a 3 anos, em creches
Giandréa Reuss Strenzel (UFSC) T0770597066492.doc
EDUCAÇÃO INFANTIL É OU NÃO É ESCOLA NO MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE FLORIANÓPOLIS?
Verena Wiggers (UFSC) T0790228539759.doc
A ROTINA NO DIA-A-DIA DA CRECHE: ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO
Rosa Batista (UFSC) T0790391564557.doc
DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR À EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no Curso de Pedagogia
Andréa Simões Rivero (UFSC) T0790924392269.doc
Pôsteres
EDUCAÇÃO INFANTIL EM CUBA: UM OLHAR PANORÂMICO
Magda Carmelita Sarat Oliveira (Unicentro) P0728609603541..doc
AS "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Sueli Mazzilli (UNIMEP) ; Marilena Aparecida de Souza Rosalen ; Janaina Guisti Barbosa ; Patrícia Andesa Giacomini ; Thiago Rozineli P0731712972788..DOC
CRECHES UNIVERSITÁRIAS EM FOCO: análise de suas funções
Marilene Dandolini Raupp (UFSC) P0740530555368..doc
Direitos das Crianças à Educação Infantil: inclusão ou exclusão?
Jodete Bayer Gomes Fullgraf (UFSC) P0750831472266..DOC
INFÂNCIA E DIVERSIDADE: AS CULTURAS INFANTIS
Ângela Maria Scalabrin Coutinho (UFSC) P0790177045589..doc
A APEQUENIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Débora de Barros Silveira (UEMS) P0791349870850..DOC
GT 8 — Formação de Professores
Trabalhos
QUANDO PROFESSORES E PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL RELATAM SUAS TRAJETÓRIAS
PROFISSIONALIZANTES
José Carlos Abrão T0801763948395.DOC
A Docência e a vontade de verdade
Lúcia Scheneider Hardt (IELUSC) T0819454646583.doc
A LEITURA E OS LEITORES NA ESCOLA: refletindo a prática pedagógica em favor da formação de leitores
Patrícia Constâncio Werner (FURB) T0820430443481.doc
APRENDENDO A ENSINAR: FUTURAS PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E CASOS DE ENSINO
Maévi Anabel Nono (UFSCar) ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami T0821509862272.doc
FALA PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL ACADÊMICO DOS ESTUDANTES E SUAS OPINIÕES SOBRE ESTE CURSO DA UFSC.
Silvia Zanatta Da Ros (UFSC) ; Daniela E. Monteiro Will ; Roseli Zen Cerny ; Vera Lúcia Bazzo T0829286813401.doc
EPISÓDIOS E NARRATIVAS DE PROFESSORES – experiências e perspectivas docentes discutidas a partir de pesquisa sobre conhecimento pedagógico de conteúdo
Arnaldo Vaz (COLTEC-UFMG); Regina Mendes; Ely Maués T0841200938269.doc
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E COMO ALFABETIZAM
Inês Cristina de Melo Mamede (UFC) T0846336808728.doc
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NO BRASIL: NOVAS DIRETRIZES, VELHOS PROBLEMAS
Selva Guimarães Fonseca (UFU) T0853028647036.doc
A INFLUÊNCIA DA DISPERSÃO DA PEDAGOGIA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS E A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE
Márcia Maria de Oliveira Melo (UFPE) T0855017406539.doc
PROBLEMATIZAR, QUESTIONAR OU CONTESTAR? A NECESSIDADE DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Sílvia Nogueira Chaves (UFPA) ; Rosália Maria Ribeiro de Aragão T0857682796556.DOC
LIÇÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA MÍDIA: Entre professores inteligentes e professoras dedicadas e afetivas
Saraí Patrícia Schmidt (UFRGS) T0859155486896.doc
AS MARCAS CULTURAIS DA PEDAGOGIA DO HERÓI
Elí Terezinha Henn Fabris (UFRGS) T0859862556596.doc
DO DEBATE NO INTERIOR DA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO ÀS QUESTÕES CENTRAIS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Silvia Pereira G. de Moraes (UEM) T0860970381064.DOC
OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
Martha Tristão (UFES) T0862384327414.doc
Identificando mudanças na atuação docente a partir da prática de elaboração de registros pelos professores
Maria Regina Guarnieri (UNESP) ; Luciana Maria Giovanni ; Ana Lucia Ayelo T0881588960777.doc
FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES E SUAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Suzana Barrios Luis (UnB) ; Maria Eliete Santiago T0885589165170.doc
ENSAIO SOBRE A DIMENSÃO ÉTICA DO OFÍCIO DE FORMAR NOVOS PROFESSORES
Flávia Medeiros Sarti (FEUSP) ; Belmira Oliveira Bueno T0891557812449.DOC
Pôsteres
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL
Giselei Pereli de Moura Xavier (UFRJ) P0802756064905.doc
PROFESSOR-REFLEXIVO: DA ALIENAÇÃO DA TÉCNICA À AUTONOMIA DA CRÍTICA
Evandro Luiz Ghedin (USP) P0807764775255.doc
UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Filomena Maria Arruda Monteiro (UFSCar) ; Maria da Graça N. Mizukami P0818810544463.doc
DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UMA INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTÁGIO CURRICULAR.
Maria Inêz Oliveira Araújo (USP) ; Rosimeri Santos Melo P0844488848297.doc
O DISCURSO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Maria Aparecida de Oliveira Silva (FURB) P0850042428659.doc
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: da intenção à ação
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro (ISEPI-UEMG) ; Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves ; Helena Tereza de Moura Carvalho ; Versa Cruz de Oliveira Moraes ; Sumaia Bitar Nasrala ; Alba Maria Ruas P0853533636795.doc
CONCEPÇÕES DE CONSTRUTIVISMO ENTRE PROFESSORES: O DISCURSO CIRCULANTE
Laeda Bezerra Machado (UFRN) ; Maria do Rosário de Fátima Carvalho P0856314751606.doc
A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE LONGA DURAÇÃO PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONCEPÇÕES E AÇÕES NO CAMPO DA SAÚDE
Shirley Neves Bueno (UFF) P0872823871312.DOC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS: TERRITÓRIOS DEMARCADOS?
Marco Antônio Barzano (UEFS) ; Sandra Escovedo Selles P0892190095009.DOC
UMA ALTERNATIVA EM FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Sabrina Valéria Trece (PUC Rio) ; Cristina Carvalho ; Sonia Kramer ; Amélia Crespo ; Érica Araújo ; Viviane Ogêda P0892778944492.doc
Grupo de Apoio Pedagógico e Pesquisa: educadores em travessia
Sueli Teresinha De Abreu (UNIUBE) ; Ana Maria Faccioli de Carmargo ; Martha Prata Linhares ; Glaura Morais Paroneto ; Margarita Morais Rodriguez ; Domingo Goulart de Faria P0893347916797.doc
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS
Regina Teles Coutinho (UESPI) P0896101862597.doc
Trabalhos
A FORMAÇÃO DO ‘TOTAL TRABALHADOR SADIA’ –
ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADORES
EM UMA EMPRESA AGROINDUSTRIAL
Dulcinéia Cruz (UNOESC) ; Lucídio Bianchetti T0900535170525.doc
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL DE HOJE
Flávio Anício Andrade (USP) T0902907992213.DOC
OS PRINCÍPIOS UNITÁRIOS NA ESCOLA TÉCNICA DO MST
Antonio Julio Menezes Neto (UFMG) T0903845737855.doc
Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes
Ramon Oliveira (UFPE) T0905205519575.doc
NOVA QUESTÃO SOCIAL OU NOVA DIMENSÃO DE UM MESMO PROBLEMA?
Áurea Carvalho Costa (UNICLAR) T0911134951314.doc
TRABALHO, UNIVERSALIDADE, COMUNICAÇÃO E SENSIBILIDADE – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UM CONCEITO DIALÉTICO DE COMPETÊNCIA
Werner Ludwig Market (UFRN) T0942718982086.doc
TRAJETÓRIAS DE BANCÁRIOS: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL.
Ivanise Monfredini (PUCSP) T0951106917455.DOC
QUALIDADE FUNCIONAL: gênese de uma "nova"qualidade em educação
Maria Emilia Pereira da Silva (EMFM) T0952875720116.doc
Habermas e a não centralidade formativa do trabalho. Uma crítica filosófica ao marxismo
Paulo Henrique Nogueira (FCHPL) T0956118760786.doc
A CRISE DOS REFENRENCIAIS E OS PESQUISADORES EM TRABALHO E EDUCACÃO: O LUGAR DO MARXISMO ENTRE OS EDUCADORES
Maria Onete Lopes Ferreira (UFSCar) T0956176762079.DOC
DETERMINAÇÕES ONTOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO: UMA LEITURA À LUZ DA CATEGORIA TRABALHO
Epitácio Macário (UFC) T0956971638795.DOC
AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: A MULTIDIMENSIONALIDADE DE UM PROCESSO CONTÍNUO
Vera Lucia Bueno Fartes (FACED/UFBA) T0958852522106.doc
DESQUALIFICAÇÃO GLOBAL DO TRABALHO: A EXCENTRICIDADE DE UMA VISÃO UNITÁRIA DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO
Enéas Arrais Neto (UFC-FACE) T0966379783494.DOC
O ETHOS EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: NOVOS DISPOSITIVOS, NOVAS SUBJETIVIDADES
Maria Vieira Silva (UFU) T0973230465572.doc
"O NOVO ENSINO MÉDIO AGORA É PARA A VIDA": NEOLIBERALISMO, RACIONALIDADE INSTRUMENTAL, E A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO
Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos (UFRJ) T0992091230819.doc
O TÉCNICO DE ESCOLARIDADE MÉDIA NO SETOR PRODUTIVO: SEU NOVO LUGAR E SUAS COMPETÊNCIAS
João Bosco Laudares (CEFET-MG) ; Antônio Tomas T0993480990699.doc
Pôsteres
EDUCAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO A PARTIR DA INTERMEDIAÇÃO DE EMPREGO
Egre Terezinha Padoin (UFSC) P0900315370194.DOC
Novas Tecnologias Educacionais na Sala de Aula: Implicações no Trabalho Docente
Eucidio Arruda do Nascimento (UFMG) p0913759993884.doc
PROGRAMAS DE INSERÇÃO SÓCIO-PROFISSIONAL DE JOVENS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG
Geraldo Magela Pereira Leão (UFMG) P0953098616729.doc
PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL : UMA ANÁLISE SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO
Maria Graças Galvão de Souza (UFBA) P0954422884739.DOC
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita
Trabalhos
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO LITERATURA/ESCOLA
Aracy Martins Evangelista (UFMG) T1008587950265.doc
LIVROS SOBRE RODAS: O CIRCUITO DA LEITURA DE PROFESSORAS NO MEIO RURAL
Vânia Aparecida Costa (FAFIDIA) T1053293519559.rtf
ANALISANDO ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEXTOS POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS
Telma Ferraz Leal (UFPE) ; Gilda Lisbôa Guimarães T1065118597184.doc
TRABALHAR COM TEXTOS E A PARTIR DO TEXTO: MUDANÇAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Eliana Borges Correia Albuquerque (UFPE) T1065426429764.doc
PRÁTICAS DE LEITURAS DE CRIANÇAS: O CASO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Guaracira Gouvea (FE-UCP) T1071667723212.doc
HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES EM CAMADAS POPULARES
Andréa Pavão (PUC-Rio) T1072169167122.DOC
Usos e funções sociais da língua escrita no jornal escolar
Dorivaldo Alves Salustiano (UFC) T1085884481900.doc
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO COM A LEITURA E A PRÁTICA DOCENTE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Valdete Côco (PPGE-UFE) T1092503146889.doc
IMAGEM, TEXTO E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO COMO RECURSOS EXPRESSIVOS DE ESTRUTURAÇÃO DE REVISTAS PEDAGÓGICAS
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG) T1093328778927.doc
NO DISCURSO PRODUZIDO EM SALAS DE BATE-PAPO DA INTERNET, A DESCOBERTA DE UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE LINGUAGEM
Alessandra Sexto Bernardes (UFJF) ; Paula Michelle Teixeira Vieira T1096468548691.doc
A DIMENSÃO REFLEXIVA DA LÍNGUA ESCRITA: APONTANDO OS DESDOBRAMENTOS DE UMA ENTREVISTA
Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT) T1098541688449.DOC
Pôster
LIVROS PARA A ALFABETIZAÇÃO:: AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO CAMPO DA PRODUÇÃO EDITORIAL, A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 1998 E 2000): COMO AS POSIÇÕES DE DIFERENTES AGENTES - GOVERNO. EDITORES E PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES – DEFINEM O PERFIL DOS LIVROS CONSIDERADOS DE QUALIDADE PELO MEC E DE ACEITABILIDADES PELAS ESCOLAS
Ceris Salete Ribas Silva (FaE-UFMG) P1053012402736.rtf
PRÁTICAS DISCURSIVAS: A CONSTRUÇÃO DA FALA DOS ALUNOS EM UMA SALA DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO
Marco Antônio Melo Franco ; Maria Lúcia Castanheira P1063452506904.DOC
QUEM É O PROFESSOR QUE ALFABETIZA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE?
Maria do Socorro Macedo (FAE/UFMG) P1083857244770.DOC
A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS INFANTIS
Carmi Ferraz Santos (UNICAMP) P1095407538157.doc
envie suas sugestões para Alfredo Veiga-Neto