Associação Nacional de
Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

ano de eleição de diretoria


24ª Reunião Anual

Caxambu

7 a 11 de outubro de 2001

 

Textos dos Trabalhos e Pôsteres

Para acessar os textos completos dos Trabalhos e Pôsteres
aprovados para a 24ª Reunião Anual da ANPEd,
escolha o GT, no quadro abaixo;
depois, clique nos códigos junto aos títulos e autores/autoras relacionados ao longo desta página

Obs.: A fim de manter completa fidelidade aos textos, optou-se por deixar todos os arquivos no formato original (.doc do Word), 

exceto alguns poucos arquivos cujo tamanho ultrapassava 1 Mb. Com isso, aumenta um pouco o tempo de download, 

mas se evitam as eventuais perdas da formatação, figuras e notas de rodapé.

 

GT 2  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática 
GT 5 — Estado e Política  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 

GT 12 — Currículo 
GT 13 — Educação Fundamental 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GT 20 — Psicologia da Educação 

 


GT 2 História da Educação

Trabalhos

"Pavilão Mourisco": BIBLIOTECA E EDUCAÇÃO EM CECÍLIA MEIRELES

Jussara Santos Pimenta (PUC-Rio)        T0203884598885.doc

 

O ENSINO EM CAMPINAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO DEZENOVE: A ESCOLA CORRÊA DE MELLO.

Mauricéia Ananias (UNICAMP)        T0211259873009.doc

 

Uma contribuição para a história da infância: festejos comemorativos da criança

Cyntia Greive Veiga (UFMG) ; Maria Cristina Soares de Gouvea        T0213581577792.doc

 

A IMAGEM DA MULHER NAS IDÉIAS EDUCACIONAIS DE PESTALOZZI: O APRISIONAMENTO AO ÂMBITO PRIVADO(DOMÉSTICO) E À MATERNIDADE ANGELICAL

Alessandra Arce (UNESP)        T0218761471603.doc

 

O CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO (1956-1961)

Márcia dos Santos Ferreira (FEUSP)         T0221841896493.doc

 

EMBATES NO CAMPO EDUCACIONAL: A SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1922-1931)

Ana Clara Bortoleto Nery(UFSCar)         T0241034885317.doc

 

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE AFRO-BRASILEIROS

Mariléia dos Santos (UNESP)         T0256840543579.doc

 

OLHOS NA AMÉRICA - UMA LEITURA DOS RELATÓRIOS HIPPEAU

José Gonçalves Gondra (UERJ)         T0272623237372.doc

 

Processos de feminização do magistério

Flávia Obino Corrêa Werle (Unisinos) ; Rute Vieira Dornelles ; Luciana Storck De Mello Auzani ; Luciana Backes ; Vivian Koch ; Greyce Toigo         T0279896878202.doc

 

CRIANÇAS TRABALHADORAS: OS APRENDIZES MARINHEIROS NO PARANÁ OITOCENTISTA

Vera Regina Beltrão Marques(UFPR) ; Silvia Pandini         T0279933791232.doc

 

"UNA OPACIDAD CRECIENTE EN EL DEBATE IDEOLÓGICO": LA CONSTRUCCIÓN DE LA HEGEMONÍA EN LOS ORÍGENES DEL SISTEMA EDUCATIVO ARGENTINO (1880-1916). SOCIALISMO Y TENSIONES POLÍTICO PEDAGÓGICAS: APORTES PARA LA DISCUSIÓN.

Marina Blanca Becerra (UBA)         T0279999999999.DOC

 

Pedagogia e Methodologia: liberalismo e catolicismo no manual de Passalácqua (a formação docente no final do século XIX)

Regina Maria Monteiro (UNICAMP) ; Annamaria Bueno Golçalves de Freitas         T0291612970801.doc


Pôsteres

A NOÇÃO DE CIDADANIA EM ANÍSIO TEIXEIRA

Anita Adas Gallo        P0251803934623.rtf

 

UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEXO FEMININO NO DISTRITO FEDERAL: A ESCOLA PROFISSIONAL PAULO DE FRONTIN (1919)

Nailda Marinho da Costa Bonato         P0252569304769.doc

 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM PROCESSOS DE TUTELA DE MENORES DESVALIDOS.

Alessandra David Moreira da Costa         P0281860804432.DOC

 

O INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL DA MULHER CAPIXABA (1845-1850)

Cleonara Maria Schwartz Lucas         P0282532081870.doc

 

ORESTES GUIMARÃES E AS QUESTÕES EDUCACIONAIS DE SUA ÉPOCA: da Direção do Colégio Municipal de Joinville à Reforma do Ensino Catarinense de 1911.

Paulo de Nóbrega         P0291926962769.DOC

voltar ao início desta página


GT 3 Movimentos Sociais e Educação

Trabalhos

APROVAÇÃO POPULAR DA VIOLÊNCIA POLICIAL: UM DESAFIO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA O MOVIMENTO DE DIREITOS HUMANOS

Maria Aparecida Morgado (UFMT)         T0301316020965.DOC

 

IPORANGA REJEITA PROTEÇÃO AMBIENTAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, DISCURSOS E OS ASPECTOS EDUCATIVOS ASSOCIADOS AOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO VALE DO RIBEIRA (SP)

Luiz Afonso Vaz de Figueiredo (FSA)       T0301613937626.doc

 

O APELO À CONSCIÊNCIA NOS MOVIMENTOS ECOLÓGICOS E NOS MOVIMENTOS POR EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Leandro Belinaso Guimarães (UFSC)         T0331559861024.doc

 

A AÇÃO EDUCATIVA DO ILÊ AIYÊ: REAFIRMAÇÃO DE COMPROMISSOS, RESTABELECIMENTO DE PRINCÍPIOS.

Elias Lins Guimarães (UESC)         T0341093430938.doc

 

QUEM SÃO OS NEGROS? Classificação racial no Brasil: aproximações e divergências

Delcele Mascarenhas Queiroz (Uneb)       T0344239895038.DOC

 

FORMAS ASSOCIATIVAS JUVENIS: O CASO DOS JOVENS DA ILHA DE SANTA CATARINA

Olga Celestina Durand (UFSC)         T0350877551369.DOC

 

MOVIMENTOS SURDOS E OS DISCURSOS SOBRE SURDEZ, EDUCAÇÃO E TRABALHO: A CONSTITUIÇÃO DO SURDO TRABALHADOR

Madalena Klein (UFRGS)         T0359743704736.doc

 

MST, PROFESSORAS E PROFESSORES: sujeitos em movimento

Sônia Aparecida Branco Beltrame (UFSC)         T0360979742164.doc

 

ESCOLA DÁ SAMBA? O QUE TÊM A DIZER OS COMPOSITORES DO BAIRRO DE OSWALDO CRUZ E DA PORTELA

Augusto César de Lima(PUC-RIO)         T0372171506942.doc

 

ESCOLA: realidade ou mito ? As falas dos cortadores de cana em Greve – Guariba

Eliane Amábile Dancini (CUML)         T0391900455448.doc

 

O MOVIMENTO OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UM SINDICALISMO DE INTELECTUAIS

Ignez Pinto Navarro (UFPB)         T0395710942099.doc


Pôsteres

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA DOS UNIVERSITÁRIOS: A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE E DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Carla de Sant’Ana Brandão         P0315005323563.doc

voltar ao início desta página


GT 4 Didática

Trabalhos
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURA

Neusi Aparecida Navas Berbel (UEL)         T0400873741545.doc

 

CONHECER E APRECIAR A NATUREZA: DESAFIOS DA TEMÁTICA AMBIENTAL ENFRENTADOS POR UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA

Dalva Maria Bianchini Bonotto (UFSCar) ; Luiz Marcelo de Carvalho         T0401438940999.doc

 

PROFISSIONALIZAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Lea das Graças Camargos Anastasiou (UNERJ)         T0411074040023.DOC  ou  T0411074040023.htm

 

PESQUISA: AVALIAÇÃO FORMATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: um processo construído e vivenciado

Neide Arrias Bittencourt (UEM)         T0420274349841.DOC

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ANOMALIAS NO CONTEXTO DO PARADIGMA TRADICIONAL DE ENSINO?

Lúcia Regina Vilarinho (UNESA)         T0442890705758.DOC

 

PROJETO PEDAGÓGICO E ESCOLA DE PERIFERIA: SONHO OU PESADELO?

Maria Helena Galvão Frem Dias-da-Silva(UNESP)         T0451361969708.doc

 

APRENDENDO NA INTERAÇÃO COM OUTROS

Maria Silvia Cesário da Mota (UNIMEP) ; Rosália Maria Ribeiro de Aragão         T0451405841493.doc

 

A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NUMA SOCIEDADE EM PROCESSO DE MUDANÇA ACELERADA: DOCÊNCIA E INOVAÇÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA

Maria Eugenia de Lima e Montes Castanhos (PUC-Camp)         T0451454895419.doc

 

A QUESTÃO DA MUDANÇA NA TRAJETÓRIA DE EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Geralda Terezinha Ramos         T0453695858476.DOC

 

A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA ESCOLA PLURAL NO UNIVERSO DOCENTE

Cláudia Caldeira Soares (PBH)         T0458423222691.doc

 

BASES EPISTEMOLÓGICAS E ENFOQUES DIDÁTICOS IMPLICADOS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Rejane Maria Ghisolfi Silva (UFU) ; Roseli Pacheco Schneltzer         T0469985762824.DOC

 

SABERES PEDAGÓGICOS: ATIVIDADE DOCENTE EM GEOGRAFIA

Pedro Wagner Gonçalves (IG-UNICA)         t0471110969795.doc

 

Estrutura Disciplinar, Estratégias Didáticas e Estilo Docente: categorias para interpretar a sala de aula

Alberto Villani (IFUSP) ; Denise de Freitas         T0471253626282.doc

 

LIÇÕES DO PASSADO QUE RESSIGNIFICAM O PRESENTE. OU PELA REAFIRMAÇÃO DE UMA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Silvia Alícia Martínez (UENF)         T0472785970316.doc

 

SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: CASO DA NUTRIÇÃO – TEIA DA ADMINISTRAÇÃO SAÚDE PÚBLICA

Cleoni Maria Barboza Fernandes (ULBRA)         t0479177805092.doc

 

A CONSTRUÇÃO DOS SIGNIFICADOS DA ESCOLA PLURAL NO UNIVERSO DOCENTE

Cláudia Caldeira Soares(PBH)         T0483765417770.doc


Pôsteres

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM MUSEUS DE CIÊNCIAS

Martha Marandino (FE-USP)         P0412174166673.DOC

 

A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRAPONDO O FAZER COM O SABER FAZER

Miguel André Berger (UFS)         P0421051264001.doc

 

A BUSCA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE SUPERE A RACIONALIDADE TÉCNICA: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Maria Isabel Batista Serrão (UFSC)         P0421985919778.doc

 

FORMAR E FORMAR-SE NA ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Manoel Oriosvaldo Moura (USP) ; Elaine Sampaio Araújo ; Isabel Alarcão ; José Tavares          P0451812417169.doc

 

EM BUSCA DE CONCEITUALIZAÇÃO DE EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

Silas Borges Monteiro (UFMT)         P0461051970573.doc

 

INVESTIGANDO OS SABERES DOCENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Vânia Beatriz Monteiro da Silva (UFSC) ; Diana Carvalho de Carvalho ; Justina Inês Sponchiado         P0469288786174.DOC

 

CORPOREIDADE: A LINGUAGEM QUE CONSTRÓI E PRODUZ CULTURA CORPORAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNERJ

Dilma Montagnoli (UNERJ)         P0470798647052.DOC

 

ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS DO MUNICIPIO DE NITERÓI: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Lemuel Pereira de Assis (UESA)         p0472470957102.doc

voltar ao início desta página


GT 5 Estado e Política 

Trabalhos

O Banco Mundial e as políticas públicas de Educação, nos anos noventa.

Sonia Maria Portella Kruppa (FEUSP)         T0511651397173.doc

 

O Programa "Um Salto para o Futuro" e o discurso da formação continuada de professores

Romilson Martins Siqueira (UCG)         T0518408126923.DOC

 

A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL: DESMANTELAMENTO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA MINISTRADA PELO CEFET-X?

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira (PUCMG)         T0523492991781.doc

 

O ESTADO BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO (ESCOLAR) INDÍGENA: UM OLHAR SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Rosa Helena Dias da Silva (UA)         T0528827681841.doc

 

DESCONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA ESTATAL: A PUBLICIZAÇÃO ENVIESADA

Edaguimar Orquizas Viriato (UNIOESTE)         T0531651962425.DOC

 

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE NO ESTADO DO PARANÁ

Marta Silene Ferreira Barros (UEM)         T0545464489038.DOC

 

Processos de Construção de Políticas Públicas em Educação Escolar Indígena no Estado do Rio de Janeiro

Domingos Barros Nobre (UESA)         T0552213453856.doc

 

O Novo Discurso do Banco Mundial e o seu mais Recente Documento de Política Educacional

Ângela Carvalho de Siqueira (UFF)         T0552423529049.doc

 

REFORMAS EDUCATIVAS E QUALIDADE DE ENSINO

Luiz de Sousa Junior (UFPB)         T0555205584949.doc

 

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA, NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS CONSELHEIROS

Luciana Rosa Marques (FACHO)         T0555484561395.doc

 

A PRIORIDADE FINANCEIRA AO ENSINO FUNDAMENTAL NA REFORMA CONSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO DE 1996: UM OLHAR SOBRE O FUNIL PARLAMENTAR

Nalú Farenzena (UFRGS)         T0559671657695.doc

 

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CHILE: VITRINE PARA A AMÉRICA LATINA?

Dagmar Maria Leopoldi Zibas (FCC)         T0561216949593.doc

 

EFEITOS DO FUNDEF NOS MUNICÍPIOS MINEIROS: EQÜIDADE SOCIAL?

Rosimar de Fátima Oliveira (USP)         T0563203073144.doc  ou  T0563203073144.htm

 

Gestão autônoma da escola pública

Ângela Maria Martins (FCC)         T0571409100722.doc

 

POLÍTICAS DE AUTONOMÍA ESCOLAR Y PARTICIPACIÓN DE LAS FAMILIAS EN LA ESCOLARIZACIÓN: TENDENCIAS DEL CASO ARGENTINO

Myrian Andrada (UNQ)         T0589999999999.doc

 

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO LESTE PAULISTA

Ivan Russeff (UCDB) ; Fernando Casadei Salles         T0591317915289.doc

 

INOVAÇÕES E (DES)CONTINUIDADES NA POLÍTICA EDUCACIONAL FLUMINENSE (1975-1995)

Libânia Nacif Xavier (UFRJ)         T0592361373669.DOC

 

RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS E REGIME DE COLABORAÇÃO: O ATENDIMENTO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte (UFMG)         T0593764807949.doc

 

A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL EM QUESTÃO

Luiz Fernando Dourado (UFG) ; Afrânio Mendes Catani ; João Ferreira de Oliveira         T0598433752239.DOC


Pôsteres

O PAPEL DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS

Rosângela Mendonça Teles (FAE/UFMG)         P0522902106281.DOC

 

CICLOS E QUALIDADE DE ENSINO: UMA RELAÇÃO COMPLEXA

Clarice Aparecida Alencar Garcia (UNESP)         P0561543907875.DOC

 

POLÍTICAS PARA ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA ESCOLA PLURAL DE BELO HORIZONTE

Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU) ; Flávia Carvalho Malta de Mello         P0568099736774.doc

 

O ENSINO RURAL: UMA DISCUSSÃO DAS ESPECIFICIDADES

Eliane Pinheiro Medeiros Campos (UFMS)         P0598836651397.doc

voltar ao início desta página


GT 6 Educação Popular

Trabalhos
Leitura indiciária: experiência cotidiana de educandos e educadores

Edwiges Guiomar dos Santos Zaccur (UFF)         T0622609357631.doc

 

A DIFÍCIL ARTE DE OLHAR PARA SI E PARA O OUTRO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Elisa Pereira Gonsalves (UFSCar)         T0645490509478.doc

 

TEORIA DA POBREZA OU POBREZA DA TEORIA: REFLEXÕES ACERCA DA SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM VIVÊNCIA DE RUA EM FLORIANÓPOLIS /SC

Dóris Regina Marroni Furini (UFSC)         T0649851528897.doc

 

EDUCAÇÃO POPULAR E ESTUDOS DE RECEPÇÃO: MIDIA E MEDIAÇÃO PROBLEMATIZANDO O CONFLITO PEDAGÓGICO

Maurício José Siewerdt (Univali)    T0650290602695.doc

 

EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS: O QUE TÊM FEITO AS ASSESSORIAS?

Nadir Esperança Azibeiro (UESC)         T0652593731669.doc

 

Educação popular na América Latina no Novo Milênio: IMPACTOS DO NOVO PARADIGMA

Maria Gloria Gohn (UNICAMP)         T0661258986226.DOC

 

POR UMA PEDAGOGIA DA PARTICIPAÇÃO : Notas a partir do Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul

Danilo Romeu Streck (UNISINOS)         T0669608881144.doc

 

DIÁRIO DE CLASSE: ALGUNS (DES)APONTAMENTOS DE UMA MASCATE PEDAGÓGICA NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ)    T0672954489792.doc

 

A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS POSTOS PELAS MÚLTIPLAS FACES DO COTIDIANO

Maria Teresa Esteban (UFF)         T0682499156560.doc

 

Participação popular e educação nos primórdios da saúde pública brasileira

Eymard Mourão Vasconcelos (UFPB)         T0683341779670.doc

 

O IMPONDERÁVEL NOS TEMPOS NEOLIBERAIS: as possibilidades da análise de atores populares nas estruturas em ação e os processos de exclusão

Mônica Dias Peregrino (UFF); Marize Bastos da Cunha         T0692638064359.doc 


Pôsteres

A Relação como fundamento: o fio de ariadne na reflexão sobre ecopráxis

João Batista de Albuquerque Figueiredo (UECE)         P0626535878551..doc

 

A narratividade enquanto ato criador: processos artísticos na crítica da cultura

Ângela Maria Bessa Linhares (UFC)         P0656403864856..doc

 

PROFESSORAS-ALFABETIZADORAS:HISTÓRIAS (IN)VISÍVEIS"DESSA GENTE POUCO IMPORTANTE" QUE COTIDIANAMENTE (RE)CONSTRÓI A EDUCAÇÃO POPULAR.

Carmen Lúcia Pérez (UFF)         P0672502361322.doc

voltar ao início desta página


GT 7 Educação da Criança de 0 a 6 anos

Trabalhos
GRUPOS DE FORMAÇÃO – ANÁLISE DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sonia Cristina Lima Fernandes (UFSC)         T0701120987718.doc

 

(RE) SIGNIFICANDO OS CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DA UNESP

Gilza Maria Zauhy Garms (UNESP) ; Beatriz Belluzzo Brando Cunha         T0701551941693.doc

 

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Heloisa Helena Azevedo (UNIMEP) ; Roseli Pacheco Schnetzler         T0707185822605.doc

 

POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DO PARQUE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SÃO PAULO, DÉCADAS DE 1940 E 1950

Moysés Kuhlmann Júnior (USF) ; Maria Martha Silvestre Ramos         T0711731363413.doc

 

COM OLHOS DE CRIANÇA: O QUE ELAS FALAM, SENTEM E DESENHAM SOBRE SUA INFÂNCIA NO INTERIOR DA CRECHE

Alessandra Mara Rotta de Oliveira (UFSC)         T0729478359431.doc

 

GOVERNANDO A SUBJETIVIDADE: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INFANTIL NO RCN/EI

Maria Isabel Edelweiss Bujes (UFRGS)         T0729733934591.doc

 

VISÕES DE PROFESSORES SOBRE AS FAMÍLIAS DE SEUS ALUNOS: UM ESTUDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Regina Maria Simões Puccinelli Trancredi (UFSCAR) ; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali         T0731755403999.doc

 

INFÂNCIA E GÊNERO: O QUE SE APRENDE NOS FILMES INFANTIS?

Ruth Ramos Sabat (UFRGS)         T0747566718868.doc

 

P ropostas pedagógicas ou curriculares de Educação Infantil: para retomar o debate

Sonia Kramer (PUCRIO)         T0752393686166.doc

 

A ROTINA NAS PEDAGOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS BINARISMOS À COMPLEXIDADE

Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS)         T0759014623249.doc

 

A contribuição das pesquisas dos Programas de Pós-Graduação em Educação: orientações pedagógicas para crianças de 0 a 3 anos, em creches

Giandréa Reuss Strenzel (UFSC)         T0770597066492.doc

 

EDUCAÇÃO INFANTIL É OU NÃO É ESCOLA NO MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE FLORIANÓPOLIS?

Verena Wiggers (UFSC)         T0790228539759.doc

 

A ROTINA NO DIA-A-DIA DA CRECHE: ENTRE O PROPOSTO E O VIVIDO

Rosa Batista (UFSC)         T0790391564557.doc

 

DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR À EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no Curso de Pedagogia

Andréa Simões Rivero (UFSC)         T0790924392269.doc


Pôsteres

EDUCAÇÃO INFANTIL EM CUBA: UM OLHAR PANORÂMICO

Magda Carmelita Sarat Oliveira (Unicentro)         P0728609603541..doc

 

AS "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Sueli Mazzilli (UNIMEP) ; Marilena Aparecida de Souza Rosalen ; Janaina Guisti Barbosa ; Patrícia Andesa Giacomini ; Thiago Rozineli         P0731712972788..DOC

 

CRECHES UNIVERSITÁRIAS EM FOCO: análise de suas funções

Marilene Dandolini Raupp (UFSC)         P0740530555368..doc

 

Direitos das Crianças à Educação Infantil: inclusão ou exclusão?

Jodete Bayer Gomes Fullgraf (UFSC)         P0750831472266..DOC

 

INFÂNCIA E DIVERSIDADE: AS CULTURAS INFANTIS

Ângela Maria Scalabrin Coutinho (UFSC)         P0790177045589..doc

 

A APEQUENIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Débora de Barros Silveira (UEMS)         P0791349870850..DOC

voltar ao início desta página


GT 8 Formação de Professores

Trabalhos
QUANDO PROFESSORES E PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL RELATAM SUAS TRAJETÓRIAS PROFISSIONALIZANTES

José Carlos Abrão    T0801763948395.DOC

 

A Docência e a vontade de verdade

Lúcia Scheneider Hardt (IELUSC)         T0819454646583.doc

 

A LEITURA E OS LEITORES NA ESCOLA: refletindo a prática pedagógica em favor da formação de leitores

Patrícia Constâncio Werner (FURB)         T0820430443481.doc

 

APRENDENDO A ENSINAR: FUTURAS PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E CASOS DE ENSINO

Maévi Anabel Nono (UFSCar) ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami         T0821509862272.doc

 

FALA PEDAGOGIA: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL ACADÊMICO DOS ESTUDANTES E SUAS OPINIÕES SOBRE ESTE CURSO DA UFSC.

Silvia Zanatta Da Ros (UFSC) ; Daniela E. Monteiro Will ; Roseli Zen Cerny ; Vera Lúcia Bazzo         T0829286813401.doc

 

EPISÓDIOS E NARRATIVAS DE PROFESSORES – experiências e perspectivas docentes discutidas a partir de pesquisa sobre conhecimento pedagógico de conteúdo

Arnaldo Vaz (COLTEC-UFMG); Regina Mendes; Ely Maués         T0841200938269.doc

 

PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: QUEM SÃO, O QUE PENSAM E COMO ALFABETIZAM

Inês Cristina de Melo Mamede (UFC)         T0846336808728.doc

 

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NO BRASIL: NOVAS DIRETRIZES, VELHOS PROBLEMAS

Selva Guimarães Fonseca (UFU)         T0853028647036.doc

 

A INFLUÊNCIA DA DISPERSÃO DA PEDAGOGIA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS E A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE

Márcia Maria de Oliveira Melo (UFPE)         T0855017406539.doc

 

PROBLEMATIZAR, QUESTIONAR OU CONTESTAR? A NECESSIDADE DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Sílvia Nogueira Chaves (UFPA) ; Rosália Maria Ribeiro de Aragão         T0857682796556.DOC

 

LIÇÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA MÍDIA: Entre professores inteligentes e professoras dedicadas e afetivas

Saraí Patrícia Schmidt (UFRGS)         T0859155486896.doc

 

AS MARCAS CULTURAIS DA PEDAGOGIA DO HERÓI

Elí Terezinha Henn Fabris (UFRGS)         T0859862556596.doc

 

DO DEBATE NO INTERIOR DA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO ÀS QUESTÕES CENTRAIS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Silvia Pereira G. de Moraes (UEM)         T0860970381064.DOC

 

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Martha Tristão (UFES)        T0862384327414.doc

 

Identificando mudanças na atuação docente a partir da prática de elaboração de registros pelos professores

Maria Regina Guarnieri (UNESP) ; Luciana Maria Giovanni ; Ana Lucia Ayelo         T0881588960777.doc

 

FORMAÇÃO DOCENTE E AVALIAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES E SUAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Suzana Barrios Luis (UnB) ; Maria Eliete Santiago         T0885589165170.doc

 

ENSAIO SOBRE A DIMENSÃO ÉTICA DO OFÍCIO DE FORMAR NOVOS PROFESSORES

Flávia Medeiros Sarti (FEUSP) ; Belmira Oliveira Bueno         T0891557812449.DOC


Pôsteres

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA SOCIEDADE MULTICULTURAL

Giselei Pereli de Moura Xavier (UFRJ)        P0802756064905.doc

 

PROFESSOR-REFLEXIVO: DA ALIENAÇÃO DA TÉCNICA À AUTONOMIA DA CRÍTICA

Evandro Luiz Ghedin (USP)         P0807764775255.doc

 

UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Filomena Maria Arruda Monteiro (UFSCar) ; Maria da Graça N. Mizukami         P0818810544463.doc

 

DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UMA INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTÁGIO CURRICULAR.

Maria Inêz Oliveira Araújo (USP) ; Rosimeri Santos Melo         P0844488848297.doc

 

O DISCURSO DOS PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA

Maria Aparecida de Oliveira Silva (FURB)         P0850042428659.doc

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: da intenção à ação

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro (ISEPI-UEMG) ; Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves ; Helena Tereza de Moura Carvalho ; Versa Cruz de Oliveira Moraes ; Sumaia Bitar Nasrala ; Alba Maria Ruas         P0853533636795.doc

 

CONCEPÇÕES DE CONSTRUTIVISMO ENTRE PROFESSORES: O DISCURSO CIRCULANTE

Laeda Bezerra Machado (UFRN) ; Maria do Rosário de Fátima Carvalho         P0856314751606.doc

 

A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE LONGA DURAÇÃO PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONCEPÇÕES E AÇÕES NO CAMPO DA SAÚDE

Shirley Neves Bueno (UFF)         P0872823871312.DOC

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E AS QUESTÕES AMBIENTAIS: TERRITÓRIOS DEMARCADOS?

Marco Antônio Barzano (UEFS) ; Sandra Escovedo Selles         P0892190095009.DOC

 

UMA ALTERNATIVA EM FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Sabrina Valéria Trece (PUC Rio) ; Cristina Carvalho ; Sonia Kramer ; Amélia Crespo ; Érica Araújo ; Viviane Ogêda P0892778944492.doc

 

Grupo de Apoio Pedagógico e Pesquisa: educadores em travessia

Sueli Teresinha De Abreu (UNIUBE) ; Ana Maria Faccioli de Carmargo ; Martha Prata Linhares ; Glaura Morais Paroneto ; Margarita Morais Rodriguez ; Domingo Goulart de Faria         P0893347916797.doc

 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS

Regina Teles Coutinho (UESPI)         P0896101862597.doc

voltar ao início desta página


GT 9 Trabalho e Educação

Trabalhos
A FORMAÇÃO DO ‘TOTAL TRABALHADOR SADIA’ – ESTRATÉGIAS DE QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADORES EM UMA EMPRESA AGROINDUSTRIAL

Dulcinéia Cruz (UNOESC) ; Lucídio Bianchetti        T0900535170525.doc

 

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL DE HOJE

Flávio Anício Andrade (USP)         T0902907992213.DOC

 

OS PRINCÍPIOS UNITÁRIOS NA ESCOLA TÉCNICA DO MST

Antonio Julio Menezes Neto (UFMG)         T0903845737855.doc

 

Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes

Ramon Oliveira (UFPE)         T0905205519575.doc

 

NOVA QUESTÃO SOCIAL OU NOVA DIMENSÃO DE UM MESMO PROBLEMA?

Áurea Carvalho Costa (UNICLAR)         T0911134951314.doc

 

TRABALHO, UNIVERSALIDADE, COMUNICAÇÃO E SENSIBILIDADE – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UM CONCEITO DIALÉTICO DE COMPETÊNCIA

Werner Ludwig Market (UFRN)         T0942718982086.doc

 

TRAJETÓRIAS DE BANCÁRIOS: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL.

Ivanise Monfredini (PUCSP)         T0951106917455.DOC

 

QUALIDADE FUNCIONAL: gênese de uma "nova"qualidade em educação

Maria Emilia Pereira da Silva (EMFM)         T0952875720116.doc

 

Habermas e a não centralidade formativa do trabalho. Uma crítica filosófica ao marxismo

Paulo Henrique Nogueira (FCHPL)         T0956118760786.doc

 

A CRISE DOS REFENRENCIAIS E OS PESQUISADORES EM TRABALHO E EDUCACÃO: O LUGAR DO MARXISMO ENTRE OS EDUCADORES

Maria Onete Lopes Ferreira (UFSCar)         T0956176762079.DOC

 

DETERMINAÇÕES ONTOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO: UMA LEITURA À LUZ DA CATEGORIA TRABALHO

Epitácio Macário (UFC)         T0956971638795.DOC

 

AQUISIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: A MULTIDIMENSIONALIDADE DE UM PROCESSO CONTÍNUO

Vera Lucia Bueno Fartes (FACED/UFBA)         T0958852522106.doc

 

DESQUALIFICAÇÃO GLOBAL DO TRABALHO: A EXCENTRICIDADE DE UMA VISÃO UNITÁRIA DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO

Enéas Arrais Neto (UFC-FACE)         T0966379783494.DOC

 

O ETHOS EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: NOVOS DISPOSITIVOS, NOVAS SUBJETIVIDADES

Maria Vieira Silva (UFU)         T0973230465572.doc

 

"O NOVO ENSINO MÉDIO AGORA É PARA A VIDA": NEOLIBERALISMO, RACIONALIDADE INSTRUMENTAL, E A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO

Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos (UFRJ)         T0992091230819.doc

 

O TÉCNICO DE ESCOLARIDADE MÉDIA NO SETOR PRODUTIVO: SEU NOVO LUGAR E SUAS COMPETÊNCIAS

João Bosco Laudares (CEFET-MG) ; Antônio Tomas        T0993480990699.doc


Pôsteres

EDUCAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO A PARTIR DA INTERMEDIAÇÃO DE EMPREGO

Egre Terezinha Padoin (UFSC)         P0900315370194.DOC

 

Novas Tecnologias Educacionais na Sala de Aula: Implicações no Trabalho Docente

Eucidio Arruda do Nascimento (UFMG)         p0913759993884.doc

 

PROGRAMAS DE INSERÇÃO SÓCIO-PROFISSIONAL DE JOVENS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – MG

Geraldo Magela Pereira Leão (UFMG)         P0953098616729.doc

 

PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL : UMA ANÁLISE SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO

Maria Graças Galvão de Souza (UFBA)         P0954422884739.DOC

voltar ao início desta página


GT 10 Alfabetização, Leitura e Escrita

Trabalhos

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO LITERATURA/ESCOLA

Aracy Martins Evangelista (UFMG)         T1008587950265.doc

 

LIVROS SOBRE RODAS: O CIRCUITO DA LEITURA DE PROFESSORAS NO MEIO RURAL

Vânia Aparecida Costa (FAFIDIA)         T1053293519559.rtf

 

ANALISANDO ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEXTOS POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS

Telma Ferraz Leal (UFPE) ; Gilda Lisbôa Guimarães         T1065118597184.doc

 

TRABALHAR COM TEXTOS E A PARTIR DO TEXTO: MUDANÇAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Eliana Borges Correia Albuquerque (UFPE)         T1065426429764.doc

 

PRÁTICAS DE LEITURAS DE CRIANÇAS: O CASO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Guaracira Gouvea (FE-UCP)         T1071667723212.doc

 

HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES EM CAMADAS POPULARES

Andréa Pavão (PUC-Rio)         T1072169167122.DOC

 

Usos e funções sociais da língua escrita no jornal escolar

Dorivaldo Alves Salustiano (UFC)         T1085884481900.doc

 

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO COM A LEITURA E A PRÁTICA DOCENTE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Valdete Côco (PPGE-UFE)         T1092503146889.doc

 

IMAGEM, TEXTO E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO COMO RECURSOS EXPRESSIVOS DE ESTRUTURAÇÃO DE REVISTAS PEDAGÓGICAS

Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG) T1093328778927.doc

 

NO DISCURSO PRODUZIDO EM SALAS DE BATE-PAPO DA INTERNET, A DESCOBERTA DE UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE LINGUAGEM

Alessandra Sexto Bernardes (UFJF) ; Paula Michelle Teixeira Vieira         T1096468548691.doc

 

A DIMENSÃO REFLEXIVA DA LÍNGUA ESCRITA: APONTANDO OS DESDOBRAMENTOS DE UMA ENTREVISTA

Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT)         T1098541688449.DOC


Pôster

LIVROS PARA A ALFABETIZAÇÃO:: AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO CAMPO DA PRODUÇÃO EDITORIAL, A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD 1998 E 2000): COMO AS POSIÇÕES DE DIFERENTES AGENTES - GOVERNO. EDITORES E PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES – DEFINEM O PERFIL DOS LIVROS CONSIDERADOS DE QUALIDADE PELO MEC E DE ACEITABILIDADES PELAS ESCOLAS

Ceris Salete Ribas Silva (FaE-UFMG)         P1053012402736.rtf

 

PRÁTICAS DISCURSIVAS: A CONSTRUÇÃO DA FALA DOS ALUNOS EM UMA SALA DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO

Marco Antônio Melo Franco ; Maria Lúcia Castanheira        P1063452506904.DOC

 

QUEM É O PROFESSOR QUE ALFABETIZA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE?

Maria do Socorro Macedo (FAE/UFMG)         P1083857244770.DOC

 

A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS INFANTIS

Carmi Ferraz Santos (UNICAMP)         P1095407538157.doc

voltar ao início desta página



envie suas sugestões para Alfredo Veiga-Neto

comunique-se com a ANPEd

voltar à página inicial da ANPEd