Associação
Nacional de
Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação
ano de eleição de diretoria
24ª Reunião Anual
Caxambu
7 a 11 de outubro de 2001
Textos dos Trabalhos e Pôsteres
GT 11 a GT 20
Obs.: A fim de manter completa fidelidade aos textos, optou-se por deixar todos os arquivos no formato original (.doc do Word),
exceto alguns poucos arquivos cujo tamanho ultrapassava 1 Mb. Com isso, aumenta um pouco o tempo de download,
mas se evitam as eventuais perdas da formatação, figuras e notas de rodapé.
GT 2 —
História da Educação
|
GT 12 — Currículo
|
GT 11 — Política de Educação Superior
Trabalhos
A EXPERIÊNCIA DO IESAE/FGV: DAS ORIGENS À EXTINÇÃO
Maria de Lourdes Albuquerque Fávero (UFRJ) T1102262974255.doc
A Reforma Universitária e o Ciclo Básico José Rafael Mazzoni (USC) T1121598294951.DOC
O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO .
Antonio Wilson Pagotti (UNIT) ; Sueli Assis de Godoy Pagotti T1121929591501.doc
MANUTENÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Vera Lucia Jacob Chaves (UFPA) ; Helena Corrêa de Vasconcelos ; Luciene das Graças Miranda Medeiros ; Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert T1127386847190.doc
EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ – UM PROCESSO DE EXCLUSÃO .
Tereza Christina M. A. Veloso (UFMT) ; Edson Pacheco de Almeida T1142041450508.doc
O Exame Nacional de Cursos como política de avaliação do Ensino Superior: origens, contrastes e sua importância para a política de regulação estatal do Ensino Superior
Alfredo Macedo Gomes (UFPE) t1145270582958.doc
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UM TEMA VULNERÁVEL ÀS INVESTIDAS IDEOLÓGICAS
Carmem Silvia Bissolli da Silva (UNESP) T1151124791266.doc
AVALIAÇÃO E POLÍTICA INSTITUCIONAL : Estudo dos indicadores "Qualificação Docente" na avaliação das "Condições de Oferta de Cursos"
José Carlos Rothen (IMI) T1171206960751.doc
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: O NOVO E O VELHO ESPÍRITO CIENTÍFICO NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Lindamir Cardoso Vieira Oliveira (UMESP) T1181081976681.doc
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, ESTADO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Deise Mancebo (UERJ) T1182129657310.doc
A REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E O PROCESSO DE METAMORFOSE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
João Ferreira Oliveira (UFG) T1188483568970.DOC
PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS DE DIVERSIFICAÇÃO
Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS)
; Marília Costa Morosini T1189245929250.Doc
ESTUDANTES E PROFESSORES NA UNIVERSIDADE ARGENTINA EM TEMPOS MENEMISTAS (1989-1999): formas de ingresso, evasão, incentivo à pesquisa e dedicação exclusiva à docência
Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM) T1190670473199.doc
Pôsteres
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
Alexandre Borges Miranda (FEUSP) P1113922411253.doc
FATORES DE INSUCESSO DOS ALUNOS DO 1º ANO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO – PORTUGAL E UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- BRASIL
Dayse Cristine Dantas Brito Néri de Souza (UA) ; José Tavares P1165488535074.doc
POLÍTICA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Karine Nunes Moraes (FE/UFG) P1198373210609.doc
Trabalhos
A PRODUÇÃO COTIDIANA DE ALTERNATIVAS CURRICULARES
Inês Barbosa de Oliveira (UERJ) T1222972375421.doc
Currículo como máquina desejante
Ada Beatriz Gallicchio Kroef (UFRGS) T1219084572503.doc
¿Nuevos fundamentos para la práctica educativa y el currículum? El caso de los estudios sobre "el pensamiento del profesor"
Daniel Ricardo Feldman (UBA) T1231539791658.doc
CURRÍCULO MULTICULTURAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A BUSCA POR UM PROFISSIONAL CULTURALMENTE COMPROMETIDO
Cássia Ferri (UNIVALI) T1240663460168.doc
PLANEJAMENTOS DIÁRIOS: O QUE FALAM E ESCREVEM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Maria Lúcia de Souza e Mello (PUC-Rio) T1252541823339.doc ou T1252541823339.htm
Quando o Currículo faz a diferença ... O Currículo Integrado na formação em serviço do técnico em Higiene Dental (THD)
Eliana Maria de Oliveira Sa (ESMIG/CF) ; Rita Amélia Teixeira Vilela T1253262671066.doc
UM OLHAR PERSPECTIVADO NAS TURMAS DE PROGRESSÃO: potencialidades e transformações de saberes e poderes
Doris Helena de Souza (PUCRS) T1259228616359.doc
DIVERSIDAD CULTURAL E IDENTIDADES COLECTIVAS EN LOS CURRICULOS NACIONALES DE BRASIL Y ARGENTINA EN LA DÉCADA DEL ‘90
María Elena Martínez (UNLP) T1259999999999.DOC
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA HIERARQUIA DOS SABERES ESCOLARES DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE
José Ângelo Gariglio (CEFET-MG) T1263645288184.DOC
AVENTURANDO-SE NO CONHECIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA PARTITURA "PORVIR"
Maria da Glória Martins Messias (UNICENT) T1280878582900.doc
AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS: REINTERPRETAÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Vânia Laneuville Teixeira (UFRJ) T1282048987848.doc
GEOGRAFIA, SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTES
Fátima A. Silveira Greco (UFU) ; Selva Guimarães Fonseca T1283930371460.doc
O PROGRAMA TV ESCOLA PARA REFORMAR O CURRÍCULO ESCOLAR E ADMINISTRAR O/A DOCENTE
Marlucy Alves Paraíso (FAE/UFMG) T1293895255659.doc
A ESCOLA DOS ÍNDIOS TAPEBA E A INVENÇÃO DO CURRÍCULO PELOS LÍDERES INDÍGENAS
Jouberth Max Aires (UFC) T1295785283469.doc
La construcción de una nueva pauta curricular para la escuela primaria argentina
Mariano Ismael Palamidessi (UBA) T1297188762930.doc
ARTE DA SEDUÇÃO MULTICULTURAL NO GOVERNO DO CURRÍCULO
Lisete Bampi (UFRGS) T1299256527497.doc
DR. NIETZSCHE, CURRICULISTA – COM UMA PEQUENA AJUDA DO PROFESSOR DELEUZE
Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS) T1299570907599.doc
Pôsteres
CONCEPÇÕES DE Currículo e de Linguagem NOS SABERES DOCENTES: NARRATIVA EM DESTAQUE
Guilherme do Val Toledo Prado (Unicamp) P1201305923597.doc
A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO INTEGRADO E O ENSINO DE QUÍMICA NO "NOVO ENSINO MÉDIO"
Rozana Gomes de Abreu (UFRJ) P1222391983927.DOC
COMPETÊNCIAS - UM CONCEITO RECONTEXTUALIZADO NO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Rosanne Evangelista Dias (UFRJ) P1222724216511.doc
O CURRÍCULO ESCRITO COMO UM HÍBRIDO – QUESTÕES PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR
Josefina Carmen Diaz De Mello (Ufrj) P1252675791239.DOC
O DISCURSO DAS PROPOSTAS CURRICULARES... EM QUESTÃO A CLASSIFICAÇÃO OU APRENDIZADO?
Débora Raquel Barreiros (UERJ) P1262412929776.rtf
O COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES.
Marlene Araújo de Carvalho (UFPI) ; Teresa Christina Silva Honório ; Tatiana Drummond ; Maria do Socorro Leal Lopes P1266344933764.doc
OS CONTEÚDOS SELECIONADOS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
Marcos Lopes de Souza (UFSCar) ; Denise de Freitas P1271748738759.doc
CURRÍCULO & UNIDOCÊNCIA : UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR
Monique Mendes Franco (CUT) ; Aura Helena Ramos P1292062459189.doc
Trabalhos
AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA À LUZ DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS
Silvia Elizabeth Moraes (USP/CNPq) T1302148768955.doc
TEMPOS ENTRELAÇADOS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Carmen Sanches Sampaio (UNIRIO) T1302538971432.DOC
Concepções, histórias e narrativas de professoras do Ensino Fundamental sobre seus alunos : compreendendo práticas pedagógicas
Aline Maria de M. Rodrigues Reali (UFSCar) ; Cláudia R. Reyes ; Elisabeth M. Martucci ; Emília L. de Freitas ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami ; Regina M.S. P. Tancredi ; Rosa M. A de Oliveira ; Roseli R. de Mello T1321145975519.doc
AS CRIANÇAS E SUAS EXPERIÊNCIAS: O MUNDO INVADINDO A ESCOLA
Adriana Dickel (UFP) T1349226502068.doc
IDENTIDADES ÉTNICAS: A PRODUÇÃO DE SEUS SIGNIFICADOS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
Ivaine Maria Tonini (UFSM) T1349798707998.doc
AS PROFESSORAS NO SHOW DA VIDA
Arlete Feijó Salcides (FEEVALE) T1359952596629.doc
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO
Patrícia Corsino (PUC-Rio) ; Maria Fernanda Rezende Nunes t1362059441094.doc
QUESTÕES NUCLEARES DA TEMÁTICA TRABALHO, CONSUMO E EDUCAÇÃO NOS PCN'S: IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UA) ; Araci Hack Catapam T1367141929754.doc
INTERAÇÕES SOCIAIS E ASPECTOS DISCURSIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO NÍVEL FUNDAMENTAL: PUXANDO O FIO DA MEADA
Claudino Rodrigues Filho (UNIMEP) ; Cecília Marguti do Amaral Gurgel T1371484980734.doc
A PROMOÇÃO AUTOMÁTICA NA DÉCADA DE 1950 : u ma revisão bibliográfica na RBEP
Claudia de oliveira Fernandes (RJ) T1372926239112.doc
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS, PARCERIA E QUALIDADE: UM MODELO DE GESTÃO APLICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE MATEMÁTICA NOS CARTUNS
Márcia Castiglio da Silveira (UFRGS) T1379507291582.doc ou T1379507291582.htm
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES: UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO
Maria Leila Alves (UMESP) ; Marília Claret Geraes Duran T1381483951320.doc
GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO NO ESPAÇO ESCOLAR: O QUE PENSAM OS PROFESSORES ?
Vera Maria de Almeida Corrêa (UERJ) T1382537964830.doc
A ESTRUTURA ESCOLAR E OS RUMOS DA EDUCAÇÃO - SÉRIE E FASE : UM ESTUDO COMPARATIVO
OS INCLUÍDOS NA ESCOLA: A NEGAÇÃO / OCULTAMENTO DO PROCESSO DE DISCIPLINAMENTO
Maria Luísa Merino Freitas Xavier (UFRGS) T1389169716080.doc
OS DISCURSOS DOS LIVROS DE AVALIAÇÃO: INVENTADO O FAZER E O SER DO DOCENTE COMO AVALIADOR
Susana Beatriz Fernandes (SMED-PO) T1389981641180.doc
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: RESPOSTA EM UM ATELIER PEDAGÓGICO
O GOVERNO DAS TARTARUGAS
Luís Henrique Sommer (UFRGS) T1399917623929.doc
Pôsteres
A REEDUCAÇÃO DA LINGUAGEM FORMAL NAS LINGUAGENS DE TRÂNSITO DO CAMPO SEMÂNTICO-ESCOLA
Maria Suzett Biembengut Santade (UNIMEP) P1301594980710.htm
GESTÃO PARTICIPATIVA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA ESCOLA COMUNITÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Mirian Garfinkel(UNESA) P1332064461099.htm
PROJETO CAMPUS VIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO NO CAMPUS DA UFMT
Suíse Monteiro Leon Bordest (UFMT) ; Denise de Oliveira Alves ; Onélia Carmem Rossetto ; Nely Tocantins P1341236874711.doc
A PRÁXIS AVALIATIVA NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ENTRAVES E POSSIBILIDADES
Lina Cardoso Nunes (UNESA) P1352755457439.doc
UM ESTUDO DO USO DA LINGUAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS PELA CRIANÇA DA ESCOLA PÚBLICA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Eliseu Pichitelli (UFMT) ; Izumi Nozaki P1370523413422.DOC
ANÁLISE DOS CONCEITOS E PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA 8a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O RIO PARDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO- SP
Maria Alice Vaz Ferreira (USP) ; Haydée Torres de Oliveira P1381101723217.doc
GT 14 — Sociologia da Educação
Trabalhos
UM ESTUDO SOBRE O ENGENDRAMENTO DA INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR
Ângela Cibiac Fernandes (PUC) T1403131796725.doc
A VIOLÊNCIA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES
Luiza Mitiko Yshiguro Camacho (UFES) T1411436424503.DOC
A FORÇA DAS AFINIDADES: ESTUDO SOBRE A POLITIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Gilson R. M. Pereira (UERN) T1415058775123.doc
REPRESENTAÇÕES E DIAGNÓSTICOS PSICOSSOCIAIS ELABORADOS POR EDUCADORES: UMA TIPOLOGIA TERNÁRIA NA FEBEM DO ESTADO DE SÃO PAULO
Rita de Cássia Pereira Lima (CUML) T1431726937368.doc
DAS ‘REINAÇÕES GLOBAIS’ NO ‘PÚBLICO’: NOTAS SOBRE O PROJETO AMIGOS DA ESCOLA
Helena Ponce Maranhão (UFRJ) T1442693597498.doc
DISCIPLINA E CASTIGO NAS ESCOLAS: UM ESTUDO A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE DUAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria José Morais Pereira (UI) T1453336855746.doc
COR E MAGISTÉRIO
Iolanda de Oliveira (UFF) ; Moema de Poli Teixeira ; Maria Lúcia Rodrigues Muller t1462222892164.doc
A APROPRIAÇÃO DA SOCIOLOGIA WEBERIANA POR DOIS SOCIÓLOGOS DA EDUCAÇÃO: LUIZ PEREIRA E MARGARETH ARCHER
Wânia Regina Coutinho Gonzalez (SENAC) T1472089974758.doc
A LEITURA SOCIOLÓGICA DO FOLCLORE: A CONTRIBUIÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES
Débora Mazza (UNESP) T1481427895533.doc
Criar o Público Não-Estatal ou Tornar Público o Estatal? Dilemas da educação em meio à crise do estado.
Marcio da Costa (UFRJ) T1492151594396.doc
Análise Sociológica de relações pedagógicas estabelecidas em modelo curricular: estudo de caso de uma proposta para formação em serviço, no setor de ensino profissionalizante, à luz da Teoria de Basil Bernstein
Rita Amélia Teixeira Vilela (PUCMG) ; Eliana Maria de Oliveira Sá T1493016863559.doc
Pôster
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA
Rosimeire Reis Silva (FEUSP) P1421871892132.DOC
Trabalhos
MOVIMENTOS SOCIAIS E A AUTO-ADVOCACIA: ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
Tânia Regina Levada Neves (UFSCar) ; Enicéia Gonçalves Mendes T1501262238875.doc
O PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTADO E A DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE VIDA.
Haydéa Maria marino de Sant’Anna Reis (UERJ) ; Maria Cláudia Dutra Lopes Barbosa ; Marsyl Bulkool Mettrau T1531885925338.doc
ASPECTOS PRESENTES NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Sonia Lopes Victor (UFES) T1542009135398.doc
EDUCAÇÃO BILÍNGÜE DE SURDOS: GRUPOS DE FAMILIARES.
Tárcia Regina Silveira Dias (UNAERP) ; Juliana Cardoso de Melo Rocha ; Cristina Cinto Araújo Pedroso ; Sueli Aparecida Caporali T1551475408316.doc
CONVIVENDO COM A DIFERENÇA: OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Denise Meyrelles de Jesus (UFES) ; Andressa Mafezoni Caetano ; Ana Marta Bianchi de Aguiar t1552953621039.doc
PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: FORMAÇÃO E CONCEPÇÕES
Luciana Pacheco Marques (UFJF) T1553072567596.doc
A CONSTRUÇÃO DO ANORMAL: UMA ESTRATÉGIA DE PODER
Carlos Alberto Marques (UFJF) T1553129810195.doc
A ESCRITA DO SURDO: RELAÇÃO TEXTO E CONCEPÇÃO
Luciana Aparecida Oliveira (UFJF) T1553664992074.doc
A INTEGRAÇÃO PELO TRABALHO NA SOCIEDADE DA EXCLUSÃO
Samira Saad Pulchério Lancillotti (UEMS) T1558604693086.DOC
A PEDAGOGIA CULTURAL DA MÍDIA: O QUE ELA NOS ENSINA SOBRE OS SURDOS E A SURDEZ?
Adriana da Silva Thoma (UFRGS) T1559150226899.doc
ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS À CLASSE ESPECIAL: O REGISTRO OFICAL DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS
Tatiana Platzer do Amaral (UMC) T1581601862887.doc
EXCLUSÃO DO PÚBLICO, INCLUSÃO DO PRIVADO: A TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Shirley Silva (UNISAL) T1581999935652.doc
REFLEXÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO DA DEFICIÊNCIA MENTAL UTILIZADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Alexandra Ayach Anache (UFMS) T1588251664220.doc
SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN POR UM GRUPO DE PAIS E PROFISSIONAIS
Evani Andreatta Amaral Camargo (UNIMEP) T1591013990038.doc
O BRINCAR DE CRIANÇAS SURDAS: EXAMINANDO A LINGUAGEM NO JOGO IMAGINÄRIO
Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP) T1591284589667.doc
A PROPOSTA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE INTEGRAÇÃO?
Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFSC) T1599409506699.doc
PRODUZINDO SUJEITOS SURDOS CRISTÃOS
Maura Corcini Lopes (UFRGS) T1599436396089.doc
Pôsteres
Construindo um olhar multicultural sobre a Educação Inclusiva: primeiras aproximações
Rita De Cássia Barbosa Paiva Magalhães (UECE/CED) P1566139621984.DOC
O processo de reabilitação de adultos cegos adquiridos: resultados preliminares
João R. Franco; Tárcia Regina S. Dias (UFSCar) P1591828840492.DOC
GT 16 — Educação e Comunicação
Trabalhos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA
INÉDITA DA PUCPR
Sônia Cristina Vermelho (PUCPR) ; Périclea Gomes Varella ; Camile Gonçalves Hesketh ; Ana Carolina Castelli da Silva T1610564514403.doc
A Informática Educativa na Educação Especial: O software Educativo Hércules e Jiló
Gilberto Lacerda Santos (UnB) ; Amaralina Miranda de Souza T1618104700183.doc
O CIBERESPAÇO E O NOVO MODO DO SABER: O RETORNO A SI COMO UM INTEIRAMENTE OUTRO
Araci Hack Catapan (UFSC) T1620607453890.doc
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO OU NOVOS DESAFIOS?
Alessandra Assis Picanço (UFBA) T1624543278171.doc
UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA DA TV: DAS ESTRATÉGIAS DE SUBJETIVAÇÃO NA CULTURA
Rosa Maria Bueno Fischer (UFRGS) T1629329835671.doc
O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Márcia Magalhães Gomes (UCP) T1642322907438.doc
UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Roseli Zen Cerny (UFSC) ; Edel Ern T1650714518799.doc
Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: aproximações com campo da saúde.
Simone Souza Monteiro (FIOCRUZ) ; Eliane Portes Vargas ; Marly Cruz T1652013014006.doc
O COMPUTADOR NÃO É UMA LOUSA: AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE.
Sandra Pereira Tosta (PUCMINAS) ; Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira T1653862827519.doc
PESQUISA EM APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM TECNOLOGIAS INTERATIVAS (Projeto PACTO)
GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM UMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO . Os lados da gestão educacional: 'democratismos’ versus abordagem estratégica
Solange Puntel Mostafa (UNIVALI) ; Maria de Cleófas Faggion de Alencar T1681150242910.doc
NAVEGANDO EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA DIMENSÃO AMBIENTAL
Antônio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI) T1690651700096.doc
Pôsteres
CORPO E MÍDIA: UMA COMPREENSÃO MULTIRREFERENCIAL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Eduardo Ribeiro Dantas (UFRN) ; Terezinha Petrucia Da Nóbrega P1615545094623.htm
NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCATIVOS COMERCIAIS DE QUÍMICA PRODUZIDOS NO BRASIL
Joanez Aparecida Aires (UNIVALI) P1640409406278.doc
NARRATIVAS DO CORPO QUE DANÇA: O CONTEXTO DO ENSINO PROFISSIONAL
Karenine Oliveira Porpino (UFRN) P1645363438928.doc
FAZENDO GÊNERO : UMA NOVA ABORDAGEM EM ARTES CÊNICAS
Maria Fátima Simões Novo (Cap/UFRJ) ; Cleusa Joceleia Machado P1652055835959.DOC
EDUCAÇÃO COM O CORPO TECNOLOGIZADO
Vicente Eudes Veras da Silva (UNESA) P1652494192569.htm
O SONHO E O MEDO NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS E EDUCADORES
Denise Dorneles Silva (UFSM) ; João Pedro Alcântara Gil P1679144384202.DOC
A ESCOLA, A RUA E SEUS ATORES
: A PERFORMANCE E O TEATRO EM DIFERENTES ESPAÇOS E CONTEXTOSRenata Flaiban Zanete (FEUSP) ; Hercilia Tavares de Miranda P1691386884479.DOC
Trabalhos
Uma visão crítica sobre as relações entre
a filosofia da educação e as ciências da educação
Filipe Ceppas (PUC-Rio) T1702751246015.doc
ÉTICA E A EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILI DADE EM HORKHEIMER
Divino José da Silva (UNESP) t1713591503863.doc
RECUO DA TEORIA: DILEMAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Maria Célia Marcondes de Moraes (UFSC) T1722216449491.DOC
A autoridade a serviço da liberdade: diálogos com Paulo Freire e professores em formação
Gomercindo Ghiggi (UFPel) T1769101710964.doc
JOHN DEWEY: FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO
Marcus Vinicius da Cunha (UNESP) T1771529962201.doc
FILOSOFIA REGRESSIVA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA?
Renato José Oliveira (UFRJ) T1772349457102.doc
NIETZSCHE EDUCADOR: UMA LEITURA DE "SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR"
Márcio Danelon (UNIMEP) T1791759889414.doc
A RECEPÇÃO E A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PRODUZIDA POR ANÍSIO TEIXEIRA
Pedro Angelo Pagni (UNESP) T1791855928945.DOC
O CAMINHO DO HOMEM SEGUNDO A DOUTRINA HASSÍDICA, POR MARTIN BUBER – UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESPIRITUAL
Ferdinand Röhr (UFPE) T1795282387217.doc
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Trabalhos
DISCURSO, MEMÓRIA E INCLUSÃO: REMINISCÊNCIAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR DE ALUNOS ADULTOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG) T1813068557243.doc
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PRODUTOS DA MÍDIA: POSSIBILIDADES DE UM PROCESSO PEDAGÓGICO ETNOMATEMÁTICO
Fernanda Wanderer (UNISINOS) T1819969099563.doc
Impactos da escolarização: programas de educação de jovens e adultos e práticas de alfabetismo
Vera Maria Masagão Ribeiro (ae) Mayra Patrícia Moura T1841995989750.doc
Construções textuais de alunos jovens e adultos na interseção com tecnologias de escrita informatizada: possibilidades de inclusão
Evandro Alves (UFRGS) t1859513218876.doc
CULTURA, CURRÍCULO E HISTÓRIAS DE ADULTOS/AS
Jorge Gerardo Nóblega (UFRGS) T1859537340569.doc
A Formação da Professora na Vivência de um Processo de Alfabetização de Mulheres
Silvana Maria Bellé Zasso (FURG) ; Cleuza Maria Sobral Dias ; Fernanda da Silva Pereira T1869512508793.doc
As estratégias metacognitivas de pensamento e o registro matemático de adultos pouco escolarizados
Maria Elena R. O. Toledo T1871619868677.doc
ANDRAGOGIA: avanço pedagógico ou "pedagogia de resultados" na educação profissional de alunos adultos/trabalhadores?
Antônia Vitória Soares Aranha (FAE-UFM) T1873927705492.doc
O DESAFIO DE REFLETIR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PRONERA
Eliane Dayse Furtado T1886757503770.doc
JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: especificidades etárias e sócio-culturais
Patrícia Conceição Parreiras (PUC-MG) T1893462217669.doc
AS APRENDIZAGENS ESCOLARES COMO OBJETO DO DESEJO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS SEM-TERRA
Rita de Cássia Curvelo da Silva (UESC) T1802820274775.doc
Pôsteres
OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Maria Clarisse Vieira (FEUSP) ; Hercilia Tavares de Miranda p1803468048895.rtf
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DA UFRRJ COM O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA
Lucília Augusta Lino de Paula (UFRJ) ; Amparo Villa Cupollilo ; Ana Maria Dantas Soares ; Lia Maria Teixeira de Oliveira ; Ana Maria Crepaldi Chiquieri P1812827416733.doc
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES : A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ruth da Cunha Pereira (UNESA) ; Magda Anachoreta Alves ; Juliana Barreto P1842957949188.DOC
O currículo de Matemática e o atendimento às necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos no Ensino Médio
Denise Alves Araújo (UFMG) P1853210003299.doc
"LER O DESENHO" E OUTRAS REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PALAVRA DO TRABALHADOR
Denise Maria Cordeiro Terra (UERJ) P1872087037342.doc
Trabalhos
COMPONENTES TÁCITOS E EXPLÍCITOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES
PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristina de Castro Frade (UFMG) ; Oto Neri Borges T1903282681275.doc
METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR) ; Neuza Bertoni Pinto T1910748890963.doc
A PESQUISA EM COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR) ; Neuza Bertoni Pinto T1910797400023.doc
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Maria Clara Rezende Frota (PUC Minas) T1913259897533.doc
A escrita matemática: espaço para aprendizagens que fabricam significados e produzem sentidos
Carla Gonçalves Rodrigues de Mesquita (UFPel) T1919506565133.doc
SENTIMENTOS E DILEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE
Renata Prenstteter Gama (UNIMEP) ; Célia Margutti do Amaral Gurgel T1921580869583.doc
Pensamento Combinatório: Uma análise baseada na Estratégia Argumentativa
Janete Bolite Frant (CEDERJ) ; Mônica Rabello de Castro ; Tânia Lima t1942372234728.doc
INTERPRETANDO E CONSTRUINDO GRÁFICOS
Gilda Lisbôa Guimarães ; Verônica Gitirana Gomes Ferreira ; Antônio Roazzi T1961055920448.DOC
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:O SINGULAR E O COLETIVO NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES
Arlindo José de Souza Junior (UFU) T1961368958677.DOC
Investigando a atividade de interpretação de gráficos entre Professores do ensino fundamental
Carlos Eduardo Ferreira Monteiro (UFPE) ; Ana Coelho Vieira Selva T1965278488693.doc
Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico
Jonei Cerqueira Barbosa (UNESP) T1974438136242.doc
NEGOCIAÇÕES DOCENTES EM AULAS DE GEOMETRIA COLABORATIVA USANDO COMPUTADOR
Jaqueline Araujo (CAJ/UFG) ; Marcelo Almeida Bairral ; Joaquim Giménez Rodriguez T1988424399620.DOC
A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DE ALUNOS.
Saddo Ag Almouloud (PUC/SP) ;Ana Lúcia Manrique T1991577782578.doc
Pôsteres
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E REORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO
Marcelo Carvalho Borba (UNESP) ; Telma Aparecida De Souza Gracias P1952505212236.doc
A ILUSÃO GRUPAL EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Elisabeth Barolli (UFSCar) ; Marcelo Alves Barros P1991427984433.doc
GT 20 — Psicologia da Educação
Trabalhos
O QUE É AFETIVIDADE?
REFLEXÕES PARA UM CONCEITO
Ana Rita Silva Almeida T2004446634094.doc
POR UMA ONTOLOGIA DA CRIATIVIDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Marcos Freisleben Zorzal (UFSCar) ; Itacy Salgado Basso T2011571940970.doc
DIRECIONANDO UM OLHAR PARA A SUBJETIVIDADE SINGULAR PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICANALÍTICO
Cláudia Cisiane Benetti (UFRGS) T2019012363143.doc
O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR OU COMO AS TEORIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL POUCO AUXILIAM O PROFESSOR NO TRABALHO DA SALA DE AULA
Diana Carvalho Carvalho (UFSC) T2019910577023.DOC
PEDAGOGIA DOS AFETAMENTOS
Cynthia Farina (CEFET-RS) T2029307386971.DOC
PSICANÁLISE, SUBJETIVIDADE E ENUNCIAÇÃO .
Margareth Schãffer (UFRGS) T2029732718781..doc
AUTO-REFLEXÃO E EDUCAÇÃO DO EDUCADOR: UM ESTUDO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO
Henrique Garcia Sobreira (UERJ) T2042716308798.doc
TÍTULO : ESCOLARIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NAS ALDEIAS XACRIABÁ: elementos da teoria psicológica necessária.
Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI) T2043044471188.doc
A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO UNIVERSO DAS EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA
Lourdes Helena Silva (UFV) T2053527576349.doc
A COMPREENSÃO QUE OS PROFESSORES TÊM DA PROFISSÃO DOCENTE: INICIANDO ALGUMAS DISCUSSÕES
Marilda Gonçalves Dias Facci (UEM) T2060048408194.doc
HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Ione Collado Pacheco Dourado (PUC/SP) ; Regina Célia Almeida Rego Prandini T2071149960279.doc
A juventude brasileira sob o olhar da psicologia educacional (1980/1998)
Maria Cecília Cortez Christiano de Souza (FEUSP) T2091987989790.doc
CONCEPÇÕES DE INDISCIPLINA ESCOLAR E LIMITES DO PSICOLOGISMO NA EDUCAÇÃO
Susie Amâncio Gonçalves de Roure (UFG) T2098105538439.doc
Pôsteres
PRÁTICAS EDUCATIVAS COERCITIVAS – UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Melania Moroz (PUCSP) P2021345300690.doc
AS CLASSES DE ACELERAÇÃO E O SUCESSO ESCOLAR – O QUE FAZ A DIFERENÇA
Luciane Maria Schlindwein (UNIVALI) ; Claúdia Maria Petri P2050131201939.doc
GRÊMIO ESTUDANTIL: UM DISPOSITIVO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA GESTÃO DO PROCESSO ESCOLAR
Valéria da Hora Bessa (UERJ); Marisa Lopes da Rocha ; Melissa Marsden ; Daniele Cardoso de Andrade ; Isabel Costa Lima ; Alexandre dos Anjos de Oliveira P2072242924183.doc
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE SEU TRABALHO COM CLASSES DE ACELERAÇÃO
Marisa Machado Cavallieri (FCL-UNESP) ; Ana Maria Pimenta Carvalho P2091384925238.DOC
envie suas sugestões para Alfredo Veiga-Neto