Associação Nacional de
Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

ano de eleição de diretoria


24ª Reunião Anual

Caxambu

7 a 11 de outubro de 2001

Textos dos Trabalhos e Pôsteres

GT 11 a GT 20

Para acessar os textos completos dos Trabalhos e Pôsteres
aprovados para a 24ª Reunião Anual da ANPEd,
escolha o GT, no quadro abaixo;
depois, clique nos títulos e autores relacionados ao longo desta página

Obs.: A fim de manter completa fidelidade aos textos, optou-se por deixar todos os arquivos no formato original (.doc do Word), 

exceto alguns poucos arquivos cujo tamanho ultrapassava 1 Mb. Com isso, aumenta um pouco o tempo de download, 

mas se evitam as eventuais perdas da formatação, figuras e notas de rodapé.

 

GT 2  História da Educação 
GT 3 — Movimentos Sociais e Educação 
GT 4 — Didática 
GT 5 — Estado e Política  
GT 6 — Educação Popular 
GT 7 — Educação da Criança de 0 a 6 anos 
GT 8 — Formação de Professores 
GT 9 — Trabalho e Educação 
GT 10 — Alfabetização, Leitura e Escrita 
GT 11 — Política de Educação Superior 

GT 12 — Currículo 
GT 13 — Educação Fundamental 
GT 14 — Sociologia da Educação 
GT 15 — Educação Especial 
GT 16 — Educação e Comunicação 
GT 17 — Filosofia da Educação 
GT 18 — Educação de Pessoas Jovens e Adultas 
GT 19 — Educação Matemática 
GT 20 — Psicologia da Educação 

 


GT 11 Política de Educação Superior

Trabalhos
A EXPERIÊNCIA DO IESAE/FGV: DAS ORIGENS À EXTINÇÃO

Maria de Lourdes Albuquerque Fávero (UFRJ)         T1102262974255.doc

 

A Reforma Universitária e o Ciclo Básico

José Rafael Mazzoni (USC)         T1121598294951.DOC

 

O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO .

Antonio Wilson Pagotti (UNIT) ; Sueli Assis de Godoy Pagotti         T1121929591501.doc

 

MANUTENÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Vera Lucia Jacob Chaves (UFPA) ; Helena Corrêa de Vasconcelos ; Luciene das Graças Miranda Medeiros ; Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert         T1127386847190.doc

 

EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ – UM PROCESSO DE EXCLUSÃO .

Tereza Christina M. A. Veloso (UFMT) ; Edson Pacheco de Almeida         T1142041450508.doc

 

O Exame Nacional de Cursos como política de avaliação do Ensino Superior: origens, contrastes e sua importância para a política de regulação estatal do Ensino Superior

Alfredo Macedo Gomes (UFPE)         t1145270582958.doc

 

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UM TEMA VULNERÁVEL ÀS INVESTIDAS IDEOLÓGICAS

Carmem Silvia Bissolli da Silva (UNESP)         T1151124791266.doc

 

AVALIAÇÃO E POLÍTICA INSTITUCIONAL : Estudo dos indicadores "Qualificação Docente" na avaliação das "Condições de Oferta de Cursos"

José Carlos Rothen (IMI)         T1171206960751.doc

 

INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: O NOVO E O VELHO ESPÍRITO CIENTÍFICO NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Lindamir Cardoso Vieira Oliveira (UMESP)         T1181081976681.doc

 

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, ESTADO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Deise Mancebo (UERJ)         T1182129657310.doc

 

A REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E O PROCESSO DE METAMORFOSE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

João Ferreira Oliveira (UFG)         T1188483568970.DOC

 

PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS DE DIVERSIFICAÇÃO

Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS) ; Marília Costa Morosini         T1189245929250.Doc

 

ESTUDANTES E PROFESSORES NA UNIVERSIDADE ARGENTINA EM TEMPOS MENEMISTAS (1989-1999): formas de ingresso, evasão, incentivo à pesquisa e dedicação exclusiva à docência

Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM)         T1190670473199.doc


Pôsteres

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)

Alexandre Borges Miranda (FEUSP)         P1113922411253.doc

 

FATORES DE INSUCESSO DOS ALUNOS DO 1º ANO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO – PORTUGAL E UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- BRASIL

Dayse Cristine Dantas Brito Néri de Souza (UA) ; José Tavares         P1165488535074.doc

 

POLÍTICA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Karine Nunes Moraes (FE/UFG)         P1198373210609.doc

voltar ao início desta página


GT 12 Currículo

Trabalhos
A PRODUÇÃO COTIDIANA DE ALTERNATIVAS CURRICULARES

Inês Barbosa de Oliveira (UERJ)         T1222972375421.doc

 

Currículo como máquina desejante

Ada Beatriz Gallicchio Kroef (UFRGS)         T1219084572503.doc

 

¿Nuevos fundamentos para la práctica educativa y el currículum? El caso de los estudios sobre "el pensamiento del profesor"

Daniel Ricardo Feldman (UBA)         T1231539791658.doc

 

CURRÍCULO MULTICULTURAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: A BUSCA POR UM PROFISSIONAL CULTURALMENTE COMPROMETIDO

Cássia Ferri (UNIVALI)         T1240663460168.doc

 

PLANEJAMENTOS DIÁRIOS: O QUE FALAM E ESCREVEM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Maria Lúcia de Souza e Mello (PUC-Rio)         T1252541823339.doc  ou  T1252541823339.htm

 

Quando o Currículo faz a diferença ... O Currículo Integrado na formação em serviço do técnico em Higiene Dental (THD)

Eliana Maria de Oliveira Sa (ESMIG/CF) ; Rita Amélia Teixeira Vilela         T1253262671066.doc

 

UM OLHAR PERSPECTIVADO NAS TURMAS DE PROGRESSÃO: potencialidades e transformações de saberes e poderes

Doris Helena de Souza (PUCRS)         T1259228616359.doc

 

DIVERSIDAD CULTURAL E IDENTIDADES COLECTIVAS EN LOS CURRICULOS NACIONALES DE BRASIL Y ARGENTINA EN LA DÉCADA DEL ‘90

María Elena Martínez (UNLP)         T1259999999999.DOC

 

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA HIERARQUIA DOS SABERES ESCOLARES DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

José Ângelo Gariglio (CEFET-MG)         T1263645288184.DOC

 

AVENTURANDO-SE NO CONHECIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA PARTITURA "PORVIR"

Maria da Glória Martins Messias (UNICENT)         T1280878582900.doc

 

AS PROPOSTAS CURRICULARES OFICIAIS: REINTERPRETAÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Vânia Laneuville Teixeira (UFRJ)         T1282048987848.doc

 

GEOGRAFIA, SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTES

Fátima A. Silveira Greco (UFU) ; Selva Guimarães Fonseca         T1283930371460.doc

 

O PROGRAMA TV ESCOLA PARA REFORMAR O CURRÍCULO ESCOLAR E ADMINISTRAR O/A DOCENTE

Marlucy Alves Paraíso (FAE/UFMG)         T1293895255659.doc

 

A ESCOLA DOS ÍNDIOS TAPEBA E A INVENÇÃO DO CURRÍCULO PELOS LÍDERES INDÍGENAS

Jouberth Max Aires (UFC)         T1295785283469.doc

 

La construcción de una nueva pauta curricular para la escuela primaria argentina

Mariano Ismael Palamidessi (UBA)         T1297188762930.doc

 

ARTE DA SEDUÇÃO MULTICULTURAL NO GOVERNO DO CURRÍCULO

Lisete Bampi (UFRGS)         T1299256527497.doc

 

DR. NIETZSCHE, CURRICULISTA – COM UMA PEQUENA AJUDA DO PROFESSOR DELEUZE

Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS)         T1299570907599.doc

 

Pôsteres

CONCEPÇÕES DE Currículo e de Linguagem NOS SABERES DOCENTES: NARRATIVA EM DESTAQUE

Guilherme do Val Toledo Prado (Unicamp)         P1201305923597.doc

 

A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO INTEGRADO E O ENSINO DE QUÍMICA NO "NOVO ENSINO MÉDIO"

Rozana Gomes de Abreu (UFRJ)         P1222391983927.DOC

 

COMPETÊNCIAS - UM CONCEITO RECONTEXTUALIZADO NO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Rosanne Evangelista Dias (UFRJ)         P1222724216511.doc

 

O CURRÍCULO ESCRITO COMO UM HÍBRIDO – QUESTÕES PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR

Josefina Carmen Diaz De Mello (Ufrj)         P1252675791239.DOC

 

O DISCURSO DAS PROPOSTAS CURRICULARES... EM QUESTÃO A CLASSIFICAÇÃO OU APRENDIZADO?

Débora Raquel Barreiros (UERJ)         P1262412929776.rtf

 

O COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES.

Marlene Araújo de Carvalho (UFPI) ; Teresa Christina Silva Honório ; Tatiana Drummond ; Maria do Socorro Leal Lopes P1266344933764.doc

 

OS CONTEÚDOS SELECIONADOS PELOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR

Marcos Lopes de Souza (UFSCar) ; Denise de Freitas         P1271748738759.doc

 

CURRÍCULO & UNIDOCÊNCIA : UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

Monique Mendes Franco (CUT) ; Aura Helena Ramos         P1292062459189.doc

voltar ao início desta página


GT 13 Educação Fundamental

Trabalhos
AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA À LUZ DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS

Silvia Elizabeth Moraes (USP/CNPq)         T1302148768955.doc

 

TEMPOS ENTRELAÇADOS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Carmen Sanches Sampaio (UNIRIO)         T1302538971432.DOC

 

Concepções, histórias e narrativas de professoras do Ensino Fundamental sobre seus alunos : compreendendo práticas pedagógicas

Aline Maria de M. Rodrigues Reali (UFSCar) ; Cláudia R. Reyes ; Elisabeth M. Martucci ; Emília L. de Freitas ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami ; Regina M.S. P. Tancredi ; Rosa M. A de Oliveira ; Roseli R. de Mello         T1321145975519.doc

 

AS CRIANÇAS E SUAS EXPERIÊNCIAS: O MUNDO INVADINDO A ESCOLA

Adriana Dickel (UFP)         T1349226502068.doc

 

IDENTIDADES ÉTNICAS: A PRODUÇÃO DE SEUS SIGNIFICADOS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Ivaine Maria Tonini (UFSM)         T1349798707998.doc

 

AS PROFESSORAS NO SHOW DA VIDA

Arlete Feijó Salcides (FEEVALE)         T1359952596629.doc

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO

Patrícia Corsino (PUC-Rio) ; Maria Fernanda Rezende Nunes         t1362059441094.doc

 

QUESTÕES NUCLEARES DA TEMÁTICA TRABALHO, CONSUMO E EDUCAÇÃO NOS PCN'S: IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UA) ; Araci Hack Catapam         T1367141929754.doc

 

INTERAÇÕES SOCIAIS E ASPECTOS DISCURSIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO NÍVEL FUNDAMENTAL: PUXANDO O FIO DA MEADA

Claudino Rodrigues Filho (UNIMEP) ; Cecília Marguti do Amaral Gurgel         T1371484980734.doc

 

A PROMOÇÃO AUTOMÁTICA NA DÉCADA DE 1950 : u ma revisão bibliográfica na RBEP

Claudia de oliveira Fernandes (RJ)         T1372926239112.doc

 

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS, PARCERIA E QUALIDADE: UM MODELO DE GESTÃO APLICADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

T1375559764972.doc

 

A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE MATEMÁTICA NOS CARTUNS

Márcia Castiglio da Silveira (UFRGS)         T1379507291582.doc  ou  T1379507291582.htm

 

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES: UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO

Maria Leila Alves (UMESP) ; Marília Claret Geraes Duran         T1381483951320.doc

 

GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO NO ESPAÇO ESCOLAR: O QUE PENSAM OS PROFESSORES ?

Vera Maria de Almeida Corrêa (UERJ)         T1382537964830.doc

 

A ESTRUTURA ESCOLAR E OS RUMOS DA EDUCAÇÃO - SÉRIE E FASE : UM ESTUDO COMPARATIVO 

T1388142643440.doc

 

OS INCLUÍDOS NA ESCOLA: A NEGAÇÃO / OCULTAMENTO DO PROCESSO DE DISCIPLINAMENTO

Maria Luísa Merino Freitas Xavier (UFRGS)         T1389169716080.doc

 

OS DISCURSOS DOS LIVROS DE AVALIAÇÃO: INVENTADO O FAZER E O SER DO DOCENTE COMO AVALIADOR

Susana Beatriz Fernandes (SMED-PO)         T1389981641180.doc

 

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: RESPOSTA EM UM ATELIER PEDAGÓGICO

T1390824801877.doc

 

O GOVERNO DAS TARTARUGAS

Luís Henrique Sommer (UFRGS)        T1399917623929.doc


Pôsteres

A REEDUCAÇÃO DA LINGUAGEM FORMAL NAS LINGUAGENS DE TRÂNSITO DO CAMPO SEMÂNTICO-ESCOLA

Maria Suzett Biembengut Santade (UNIMEP)         P1301594980710.htm

 

GESTÃO PARTICIPATIVA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA ESCOLA COMUNITÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Mirian Garfinkel(UNESA)         P1332064461099.htm

 

PROJETO CAMPUS VIVO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO NO CAMPUS DA UFMT

Suíse Monteiro Leon Bordest (UFMT) ; Denise de Oliveira Alves ; Onélia Carmem Rossetto ; Nely Tocantins         P1341236874711.doc

 

A PRÁXIS AVALIATIVA NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

Lina Cardoso Nunes (UNESA)         P1352755457439.doc

 

UM ESTUDO DO USO DA LINGUAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS PELA CRIANÇA DA ESCOLA PÚBLICA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Eliseu Pichitelli (UFMT) ; Izumi Nozaki         P1370523413422.DOC

 

ANÁLISE DOS CONCEITOS E PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA 8a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O RIO PARDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO- SP

Maria Alice Vaz Ferreira (USP) ; Haydée Torres de Oliveira P1381101723217.doc

voltar ao início desta página


GT 14 Sociologia da Educação

Trabalhos
UM ESTUDO SOBRE O ENGENDRAMENTO DA INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR

Ângela Cibiac Fernandes (PUC)         T1403131796725.doc

 

A VIOLÊNCIA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE ADOLESCENTES

Luiza Mitiko Yshiguro Camacho (UFES)         T1411436424503.DOC

 

A FORÇA DAS AFINIDADES: ESTUDO SOBRE A POLITIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Gilson R. M. Pereira (UERN)         T1415058775123.doc

 

REPRESENTAÇÕES E DIAGNÓSTICOS PSICOSSOCIAIS ELABORADOS POR EDUCADORES: UMA TIPOLOGIA TERNÁRIA NA FEBEM DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rita de Cássia Pereira Lima (CUML)         T1431726937368.doc

 

DAS ‘REINAÇÕES GLOBAIS’ NO ‘PÚBLICO’: NOTAS SOBRE O PROJETO AMIGOS DA ESCOLA

Helena Ponce Maranhão (UFRJ)         T1442693597498.doc

 

DISCIPLINA E CASTIGO NAS ESCOLAS: UM ESTUDO A PARTIR DAS TRAJETÓRIAS DE DUAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria José Morais Pereira (UI)         T1453336855746.doc

 

COR E MAGISTÉRIO

Iolanda de Oliveira (UFF) ; Moema de Poli Teixeira ; Maria Lúcia Rodrigues Muller         t1462222892164.doc

 

A APROPRIAÇÃO DA SOCIOLOGIA WEBERIANA POR DOIS SOCIÓLOGOS DA EDUCAÇÃO: LUIZ PEREIRA E MARGARETH ARCHER

Wânia Regina Coutinho Gonzalez (SENAC)         T1472089974758.doc

 

A LEITURA SOCIOLÓGICA DO FOLCLORE: A CONTRIBUIÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES

Débora Mazza (UNESP)         T1481427895533.doc

 

Criar o Público Não-Estatal ou Tornar Público o Estatal? Dilemas da educação em meio à crise do estado.

Marcio da Costa (UFRJ)         T1492151594396.doc

 

Análise Sociológica de relações pedagógicas estabelecidas em modelo curricular: estudo de caso de uma proposta para formação em serviço, no setor de ensino profissionalizante, à luz da Teoria de Basil Bernstein

Rita Amélia Teixeira Vilela (PUCMG) ; Eliana Maria de Oliveira Sá         T1493016863559.doc


Pôster

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA

Rosimeire Reis Silva (FEUSP)         P1421871892132.DOC

voltar ao início desta página


GT 15 Educação Especial

Trabalhos
MOVIMENTOS SOCIAIS E A AUTO-ADVOCACIA: ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Tânia Regina Levada Neves (UFSCar) ; Enicéia Gonçalves Mendes         T1501262238875.doc

 

O PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTADO E A DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE VIDA.

Haydéa Maria marino de Sant’Anna Reis (UERJ) ; Maria Cláudia Dutra Lopes Barbosa ; Marsyl Bulkool Mettrau         T1531885925338.doc

 

ASPECTOS PRESENTES NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Sonia Lopes Victor (UFES)         T1542009135398.doc

 

EDUCAÇÃO BILÍNGÜE DE SURDOS: GRUPOS DE FAMILIARES.

Tárcia Regina Silveira Dias (UNAERP) ; Juliana Cardoso de Melo Rocha ; Cristina Cinto Araújo Pedroso ; Sueli Aparecida Caporali T1551475408316.doc

 

CONVIVENDO COM A DIFERENÇA: OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR

Denise Meyrelles de Jesus (UFES) ; Andressa Mafezoni Caetano ; Ana Marta Bianchi de Aguiar         t1552953621039.doc

 

PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: FORMAÇÃO E CONCEPÇÕES

Luciana Pacheco Marques (UFJF)         T1553072567596.doc

 

A CONSTRUÇÃO DO ANORMAL: UMA ESTRATÉGIA DE PODER

Carlos Alberto Marques (UFJF)         T1553129810195.doc

 

A ESCRITA DO SURDO: RELAÇÃO TEXTO E CONCEPÇÃO

Luciana Aparecida Oliveira (UFJF)         T1553664992074.doc

 

A INTEGRAÇÃO PELO TRABALHO NA SOCIEDADE DA EXCLUSÃO

Samira Saad Pulchério Lancillotti (UEMS)         T1558604693086.DOC

 

A PEDAGOGIA CULTURAL DA MÍDIA: O QUE ELA NOS ENSINA SOBRE OS SURDOS E A SURDEZ?

Adriana da Silva Thoma (UFRGS)         T1559150226899.doc

 

ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS À CLASSE ESPECIAL: O REGISTRO OFICAL DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Tatiana Platzer do Amaral (UMC)         T1581601862887.doc

 

EXCLUSÃO DO PÚBLICO, INCLUSÃO DO PRIVADO: A TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Shirley Silva (UNISAL)         T1581999935652.doc

 

REFLEXÕES SOBRE O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO DA DEFICIÊNCIA MENTAL UTILIZADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Alexandra Ayach Anache (UFMS)         T1588251664220.doc

 

SENTIDOS CONSTRUÍDOS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN POR UM GRUPO DE PAIS E PROFISSIONAIS

Evani Andreatta Amaral Camargo (UNIMEP)         T1591013990038.doc

 

O BRINCAR DE CRIANÇAS SURDAS: EXAMINANDO A LINGUAGEM NO JOGO IMAGINÄRIO

Maria Cecília Rafael de Góes (UNIMEP)         T1591284589667.doc

 

A PROPOSTA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA QUESTÃO DE INTEGRAÇÃO?

Rosalba Maria Cardoso Garcia (UFSC)         T1599409506699.doc

 

PRODUZINDO SUJEITOS SURDOS CRISTÃOS

Maura Corcini Lopes (UFRGS)         T1599436396089.doc


Pôsteres

Construindo um olhar multicultural sobre a Educação Inclusiva: primeiras aproximações

Rita De Cássia Barbosa Paiva Magalhães (UECE/CED)         P1566139621984.DOC

 

O processo de reabilitação de adultos cegos adquiridos: resultados preliminares

João R. Franco; Tárcia Regina S. Dias (UFSCar)        P1591828840492.DOC

voltar ao início desta página


GT 16 Educação e Comunicação

Trabalhos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA INÉDITA DA PUCPR

Sônia Cristina Vermelho (PUCPR) ; Périclea Gomes Varella ; Camile Gonçalves Hesketh ; Ana Carolina Castelli da Silva    T1610564514403.doc

 

A Informática Educativa na Educação Especial: O software Educativo Hércules e Jiló

Gilberto Lacerda Santos (UnB) ; Amaralina Miranda de Souza         T1618104700183.doc

 

O CIBERESPAÇO E O NOVO MODO DO SABER: O RETORNO A SI COMO UM INTEIRAMENTE OUTRO

Araci Hack Catapan (UFSC)         T1620607453890.doc

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO OU NOVOS DESAFIOS?

Alessandra Assis Picanço (UFBA)         T1624543278171.doc

 

UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA DA TV: DAS ESTRATÉGIAS DE SUBJETIVAÇÃO NA CULTURA

Rosa Maria Bueno Fischer (UFRGS)         T1629329835671.doc

 

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO

Márcia Magalhães Gomes (UCP)         T1642322907438.doc

 

UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Roseli Zen Cerny (UFSC) ; Edel Ern         T1650714518799.doc

 

Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: aproximações com campo da saúde.

Simone Souza Monteiro (FIOCRUZ) ; Eliane Portes Vargas ; Marly Cruz         T1652013014006.doc

 

O COMPUTADOR NÃO É UMA LOUSA: AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE.

Sandra Pereira Tosta (PUCMINAS) ; Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira         T1653862827519.doc

 

PESQUISA EM APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM TECNOLOGIAS INTERATIVAS (Projeto PACTO)

T1661144996177.doc

 

GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM UMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO . Os lados da gestão educacional: 'democratismos’ versus abordagem estratégica

Solange Puntel Mostafa (UNIVALI) ; Maria de Cleófas Faggion de Alencar         T1681150242910.doc

 

NAVEGANDO EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA DIMENSÃO AMBIENTAL

Antônio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI)         T1690651700096.doc


Pôsteres

CORPO E MÍDIA: UMA COMPREENSÃO MULTIRREFERENCIAL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Eduardo Ribeiro Dantas (UFRN) ; Terezinha Petrucia Da Nóbrega         P1615545094623.htm

 

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCATIVOS COMERCIAIS DE QUÍMICA PRODUZIDOS NO BRASIL

Joanez Aparecida Aires (UNIVALI)         P1640409406278.doc

 

NARRATIVAS DO CORPO QUE DANÇA: O CONTEXTO DO ENSINO PROFISSIONAL

Karenine Oliveira Porpino (UFRN)         P1645363438928.doc

 

FAZENDO GÊNERO : UMA NOVA ABORDAGEM EM ARTES CÊNICAS

Maria Fátima Simões Novo (Cap/UFRJ) ; Cleusa Joceleia Machado         P1652055835959.DOC

 

EDUCAÇÃO COM O CORPO TECNOLOGIZADO

Vicente Eudes Veras da Silva (UNESA)         P1652494192569.htm

 

O SONHO E O MEDO NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS E EDUCADORES

Denise Dorneles Silva (UFSM) ; João Pedro Alcântara Gil         P1679144384202.DOC

 

A ESCOLA, A RUA E SEUS ATORES : A PERFORMANCE E O TEATRO EM DIFERENTES ESPAÇOS E CONTEXTOS

Renata Flaiban Zanete (FEUSP) ; Hercilia Tavares de Miranda         P1691386884479.DOC

voltar ao início desta página


GT 17 Filosofia da Educação

Trabalhos
Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação

Filipe Ceppas (PUC-Rio)         T1702751246015.doc

 

ÉTICA E A EDUCAÇÃO PARA A SENSIBILI DADE EM HORKHEIMER

Divino José da Silva (UNESP)         t1713591503863.doc

  

RECUO DA TEORIA: DILEMAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Maria Célia Marcondes de Moraes (UFSC)         T1722216449491.DOC

 

A autoridade a serviço da liberdade: diálogos com Paulo Freire e professores em formação

Gomercindo Ghiggi (UFPel)        T1769101710964.doc

 

JOHN DEWEY: FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO

Marcus Vinicius da Cunha (UNESP)         T1771529962201.doc

 

FILOSOFIA REGRESSIVA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA?

Renato José Oliveira (UFRJ)         T1772349457102.doc

 

NIETZSCHE EDUCADOR: UMA LEITURA DE "SCHOPENHAUER COMO EDUCADOR"

Márcio Danelon (UNIMEP)         T1791759889414.doc

 

A RECEPÇÃO E A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PRODUZIDA POR ANÍSIO TEIXEIRA

Pedro Angelo Pagni (UNESP)         T1791855928945.DOC

 

O CAMINHO DO HOMEM SEGUNDO A DOUTRINA HASSÍDICA, POR MARTIN BUBER – UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESPIRITUAL

Ferdinand Röhr (UFPE)         T1795282387217.doc

voltar ao início desta página


GT 18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Trabalhos
DISCURSO, MEMÓRIA E INCLUSÃO: REMINISCÊNCIAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR DE ALUNOS ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)         T1813068557243.doc

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PRODUTOS DA MÍDIA: POSSIBILIDADES DE UM PROCESSO PEDAGÓGICO ETNOMATEMÁTICO

Fernanda Wanderer (UNISINOS)         T1819969099563.doc

 

Impactos da escolarização: programas de educação de jovens e adultos e práticas de alfabetismo

Vera Maria Masagão Ribeiro (ae)  Mayra Patrícia Moura       T1841995989750.doc

 

Construções textuais de alunos jovens e adultos na interseção com tecnologias de escrita informatizada: possibilidades de inclusão

Evandro Alves (UFRGS)        t1859513218876.doc

 

CULTURA, CURRÍCULO E HISTÓRIAS DE ADULTOS/AS

Jorge Gerardo Nóblega (UFRGS)         T1859537340569.doc

 

A Formação da Professora na Vivência de um Processo de Alfabetização de Mulheres

Silvana Maria Bellé Zasso (FURG) ; Cleuza Maria Sobral Dias ; Fernanda da Silva Pereira         T1869512508793.doc

 

As estratégias metacognitivas de pensamento e o registro matemático de adultos pouco escolarizados

Maria Elena R. O. Toledo        T1871619868677.doc

 

ANDRAGOGIA: avanço pedagógico ou "pedagogia de resultados" na educação profissional de alunos adultos/trabalhadores?

Antônia Vitória Soares Aranha (FAE-UFM)         T1873927705492.doc

 

O DESAFIO DE REFLETIR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PRONERA

Eliane Dayse Furtado         T1886757503770.doc

 

JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: especificidades etárias e sócio-culturais

Patrícia Conceição Parreiras (PUC-MG)         T1893462217669.doc

 

AS APRENDIZAGENS ESCOLARES COMO OBJETO DO DESEJO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS SEM-TERRA

Rita de Cássia Curvelo da Silva (UESC)         T1802820274775.doc


Pôsteres

OS SIGNIFICADOS DA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Maria Clarisse Vieira (FEUSP) ; Hercilia Tavares de Miranda         p1803468048895.rtf

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DA UFRRJ COM O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA

Lucília Augusta Lino de Paula (UFRJ) ; Amparo Villa Cupollilo ; Ana Maria Dantas Soares ; Lia Maria Teixeira de Oliveira ; Ana Maria Crepaldi Chiquieri         P1812827416733.doc

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES : A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Ruth da Cunha Pereira (UNESA) ; Magda Anachoreta Alves ; Juliana Barreto         P1842957949188.DOC

 

O currículo de Matemática e o atendimento às necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos no Ensino Médio

Denise Alves Araújo (UFMG) P1853210003299.doc

 

"LER O DESENHO" E OUTRAS REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PALAVRA DO TRABALHADOR

Denise Maria Cordeiro Terra (UERJ)         P1872087037342.doc

voltar ao início desta página


GT 19 Educação Matemática

Trabalhos
COMPONENTES TÁCITOS E EXPLÍCITOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Cristina de Castro Frade (UFMG) ; Oto Neri Borges         T1903282681275.doc

 

METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR) ; Neuza Bertoni Pinto         T1910748890963.doc

 

A PESQUISA EM COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Teresa Carneiro Soares (UFPR) ; Neuza Bertoni Pinto         T1910797400023.doc

 

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Maria Clara Rezende Frota (PUC Minas)         T1913259897533.doc

 

A escrita matemática: espaço para aprendizagens que fabricam significados e produzem sentidos

Carla Gonçalves Rodrigues de Mesquita (UFPel)         T1919506565133.doc

 

SENTIMENTOS E DILEMAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE

Renata Prenstteter Gama (UNIMEP) ; Célia Margutti do Amaral Gurgel         T1921580869583.doc

 

Pensamento Combinatório: Uma análise baseada na Estratégia Argumentativa

Janete Bolite Frant (CEDERJ) ; Mônica Rabello de Castro ; Tânia Lima     t1942372234728.doc

 

INTERPRETANDO E CONSTRUINDO GRÁFICOS

Gilda Lisbôa Guimarães ; Verônica Gitirana Gomes Ferreira ; Antônio Roazzi         T1961055920448.DOC

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:O SINGULAR E O COLETIVO NA PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES

Arlindo José de Souza Junior (UFU)         T1961368958677.DOC

 

Investigando a atividade de interpretação de gráficos entre Professores do ensino fundamental

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro (UFPE) ; Ana Coelho Vieira Selva         T1965278488693.doc

 

Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico

Jonei Cerqueira Barbosa (UNESP)            T1974438136242.doc

NEGOCIAÇÕES DOCENTES EM AULAS DE GEOMETRIA COLABORATIVA USANDO COMPUTADOR

Jaqueline Araujo (CAJ/UFG) ; Marcelo Almeida Bairral ; Joaquim Giménez Rodriguez         T1988424399620.DOC

 

A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DE ALUNOS.

Saddo Ag Almouloud (PUC/SP) ;Ana Lúcia Manrique         T1991577782578.doc


Pôsteres

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E REORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO

Marcelo Carvalho Borba (UNESP) ; Telma Aparecida De Souza Gracias        P1952505212236.doc

 

A ILUSÃO GRUPAL EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Elisabeth Barolli (UFSCar) ; Marcelo Alves Barros         P1991427984433.doc

voltar ao início desta página


GT 20 Psicologia da Educação

Trabalhos
O QUE É AFETIVIDADE? REFLEXÕES PARA UM CONCEITO

Ana Rita Silva Almeida     T2004446634094.doc

 

POR UMA ONTOLOGIA DA CRIATIVIDADE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Marcos Freisleben Zorzal (UFSCar) ; Itacy Salgado Basso         T2011571940970.doc

 

DIRECIONANDO UM OLHAR PARA A SUBJETIVIDADE SINGULAR PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICANALÍTICO

Cláudia Cisiane Benetti (UFRGS)         T2019012363143.doc

 

O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR OU COMO AS TEORIAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL POUCO AUXILIAM O PROFESSOR NO TRABALHO DA SALA DE AULA

Diana Carvalho Carvalho (UFSC)         T2019910577023.DOC

 

PEDAGOGIA DOS AFETAMENTOS

Cynthia Farina (CEFET-RS)         T2029307386971.DOC

 

PSICANÁLISE, SUBJETIVIDADE E ENUNCIAÇÃO .

Margareth Schãffer (UFRGS)         T2029732718781..doc

 

AUTO-REFLEXÃO E EDUCAÇÃO DO EDUCADOR: UM ESTUDO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO

Henrique Garcia Sobreira (UERJ)         T2042716308798.doc

 

TÍTULO : ESCOLARIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NAS ALDEIAS XACRIABÁ: elementos da teoria psicológica necessária.

Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI)         T2043044471188.doc

 

A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO UNIVERSO DAS EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA

Lourdes Helena Silva (UFV)         T2053527576349.doc

 

A COMPREENSÃO QUE OS PROFESSORES TÊM DA PROFISSÃO DOCENTE: INICIANDO ALGUMAS DISCUSSÕES

Marilda Gonçalves Dias Facci (UEM)         T2060048408194.doc

 

HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Ione Collado Pacheco Dourado (PUC/SP) ; Regina Célia Almeida Rego Prandini          T2071149960279.doc

  

A juventude brasileira sob o olhar da psicologia educacional (1980/1998)

Maria Cecília Cortez Christiano de Souza (FEUSP)         T2091987989790.doc

  

CONCEPÇÕES DE INDISCIPLINA ESCOLAR E LIMITES DO PSICOLOGISMO NA EDUCAÇÃO

Susie Amâncio Gonçalves de Roure (UFG)         T2098105538439.doc


Pôsteres

PRÁTICAS EDUCATIVAS COERCITIVAS – UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Melania Moroz (PUCSP)         P2021345300690.doc

 

AS CLASSES DE ACELERAÇÃO E O SUCESSO ESCOLAR – O QUE FAZ A DIFERENÇA

Luciane Maria Schlindwein (UNIVALI) ; Claúdia Maria Petri         P2050131201939.doc

 

GRÊMIO ESTUDANTIL: UM DISPOSITIVO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA GESTÃO DO PROCESSO ESCOLAR

Valéria da Hora Bessa (UERJ); Marisa Lopes da Rocha ; Melissa Marsden ; Daniele Cardoso de Andrade ; Isabel Costa Lima ; Alexandre dos Anjos de Oliveira            P2072242924183.doc

      

A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE SEU TRABALHO COM CLASSES DE ACELERAÇÃO

Marisa Machado Cavallieri (FCL-UNESP) ; Ana Maria Pimenta Carvalho         P2091384925238.DOC

voltar ao início desta página


envie suas sugestões para Alfredo Veiga-Neto


comunique-se com a ANPEd

voltar à página inicial da ANPEd