GT 06 Educação Popular
Coordenadora: Gelsa Knijnik (UNISINOS)
Vice-coordenador: Reinaldo Fleuri (UFSC)
Local: Hotel União S.D. Pedro
HORÁRIO / DIA |
2a feira |
3a feira |
4a feira |
08h30min/ 10h15min |
08h 30 min: Apresentação e acolhimento dos participantes; informes iniciais e planejamento dos trabalhos 09h15min: Trabalho encomendado: Regina Leite Garcia (UFF) Algumas questões sobre a Educação Popular |
Trabalhos 08h 30 min: Danilo Romeu Streck (UNISINOS) Por uma pedagogia da participação: notas a partir do Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul 08h 55 min: Eymard Mourão Vasconcelos (UFPB) Participação popular e educação nos primórdios da saúde pública brasileira
09h 20 min: Dóris Regina Marroni Furini (UFSC) Teoria da pobreza ou pobreza da teoria: reflexões acerca da situação de adolescentes com vivência de rua em Florianópolis/SC 09h 45 min: Maria da Gloria Gohn (UNICAMP) Educação Popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma |
Trabalhos 08h 30 min: Maurício José Siewerdt (Univali) Educação Popular e estudos de recepção: midia e mediação problematizando o conflito pedagógico 08h 55min: Maria Teresa Esteban (UFF) A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano 09h 20min: Edwiges Guiomar dos Santos Zaccur (UFF) Leitura indiciária - experiência cotidiana de educadores e educandos 09h 45min: Maria Tereza Goudard Tavares (UERJ) Diário de Classe: alguns (des)apontamentos de uma mascate pedagógica nas favelas do Rio de Janeiro
|
10h30min/12h15min |
Trabalhos 10h 30min : Elisa Pereira Gonsalves (UFSCar) A difícil arte de olhar para si e para o outro: desafios da pesquisa em educação popular .10h 55 min: Nadir Esperança Azibeiro (UESC) Educação Popular e movimentos sociais: o que têm feito as assessorias? 11h 20 min: Debate |
Trabalhos 10h 30min: Problematização inicial sobre os Posters apresentados (Reinaldo Fleuri - UFSC) 10h45min: Debate |
Trabalhos 10h 30min: Mônica Dias Peregrino (UFF) Marize Bastos da Cunha O imponderável e os tempos neoliberais: as possibilidades de análise de atores populares nas estruturas em movimento e os processos de exclusão. 10h 55min: Debate
|
14h / 16h30min |
Sessões Especiais |
Sessões Especiais |
14h/16h30min Avaliação das atividades do GT e planejamento anual |
17h às 18h30min
|
Minicursos Marisa Vorraber Costa (UFRGS) Introdução aos Estudos Culturais em Educação |
Minicursos Marisa Vorraber Costa (UFRGS) Introdução aos Estudos Culturais em Educação
|
Minicursos Marisa Vorraber Costa (UFRGS) Introdução aos Estudos Culturais em Educação |
20h30/22h |
Sessão de Pôsteres João Batista de Albuquerque Figueiredo (UECE) A relação com fundamento: o fio de Ariadne na reflexão sobre ecopráxis Ângela Maria Bessa Linhares (UFC) UFC A narratividade enquanto ato criador: processos artísticos na crítica da cultura A narratividade enquanto ato criador: processos artísticos na crítica da cultura Carmen Lúcia Pérez (UFF) Propfessoras-Alfabetizadoras: histórias (In)visíveis "dessa gente pouco importante"que cotidianamente (re)constrói a educação popular. UFC A narratividade enquanto ato criador: processos artísticos na crítica da cultura Propfessoras Alfabetizadoras: histórias (In)visíveis "dessa gente pouco importante"que cotidianamente (re)constrói a educação popular.
Carmen Lúcia Pérez UFF Propfessoras-Alfabetizadoras: histórias (In)visíveis "dessa gente pouco importante"que cotidianamente (re)constrói a educação popular. |
Colóquios |