GT 20 Psicologia da Educação

Coordenadora: Marília Gouvea de Miranda UFG/UCG

Local: Hotel Lopes

HORÁRIO / DIA

2a feira

3a feira

4a feira

08h30min/ 10h30min

Abertura.

Trabalho encomendado:

Coordenadora: Vera M. N. de S. Placco (PUC/SP)

Fernando Luis Gonzalez Rey (UniCEUB/ UNB - pesq. associado)

A pesquisa sobre o tema da subjetividade em educação .

Debatedora: Bernadete Gatti (PUC/SP)

Trabalho encomendado:

Coordenador: Newton Duarte (UNESP/ Araraquara)

Odair Sass (PUC/SP)

A psicologia na perspectiva de sua recepção pela educação brasileira.

Debatedora: Marisa Eugênia Melillo Meira (UNESP – Bauru)

Trabalhos

Coordenadora: Maria Aparecida Morgado (UFMT)

Margareth Shäffer (UFRGS) Psicanálise, subjetividade e enunciação.

Cláudia Cisiane Bennetti (UFRGS) Direcionando um olhar para a subjetividade singular presente no processo ensino –aprendizagem: um olhar psicanalítico.

Henrique Garcia Sobreira (UERJ). Auto – reflexão e educação do educador: um estudo da disciplina avaliação.

10h45min/12h30min

Trabalhos

Coordenadora: Cláudia Davis (PUC/SP)

Ione Collado P. Dourado. (PUC/SP).

Regina Célia Almeida Rego Prandini

Henri Wallon: psicologia e educaçao.

Ana Rita Silva Almeida.

O que é afetividade? Reflexões para um conceito .

 

Trabalhos

Coordenadora: Maria Hermínia M. da Silva Domingues (UFG)

Maria Cecília Cortez C. de Souza (USP)

A juventude brasileira sob o olhar da Psicologia Educacional.

Susie A. Gonçalves de Roure (UFG)

Concepções de indisciplina escolar e limites do psicologismo na educação

Trabalhos

Coordenadora: Nara M. G. Bernardes (PUC-RGS)

Marcos Freisleben Zorzal (UFSCar)

Itacy Salgado Basso

Por uma ontologia da criatividade: uma abordagem histórico-cultural.

Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI)

Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias Xacriabá: elementos da teoria psicológica necessária

14h / 16h30min

Sessões Especiais

Sessões Especiais

Trabalhos

Coordenadora: Mírian Z. Grinspun (UERJ)

Lourdes Helena Silva (UFV). A relação escola - família no universo das experiências brasileiras de formação de alternância.

Sessão de avaliação e planejamento do GT

17h às 18h30min

 

 

 

Minicurso

Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), Alda Judith Alves-Mazzotti (UNESA) ,

Margot Campos Madeira (UNESA).

Representações sociais e educação

Minicurso

Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), Alda Judith Alves-Mazzotti (UNESA) ,

Margot Campos Madeira (UNESA) .

Representações sociais e educação

 

Minicurso

Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), Alda Judith Alves-Mazzotti (UNESA) ,

Margot Campos Madeira (UNESA) .

Representações sociais e educação

 

20h30/22h

Sessão de Pôsteres

Luciane Maria Schlindwein (UNIVALI)

Claudia Maria Petri

As Classes de aceleração e o sucesso escolar – o que faz a diferença

 

Melania Moroz (PUCSP) Praticas educativas coercitivas: Um estudo com crianças de uma escola pública

Marisa Machado Cavallieri (FCL-UNES)

Ana Maria Pimenta Carvalho

A Percepção do Professor sobre seu trabalho com as Classes de Aceleração

Valéria da Hora Bessa (UERJ)

Marisa Lopes da Rocha

Melissa Marsden

Danile Cardoso de Andrade

Isabel Costa Lima

Alexandre dos Anjos de Oliveira

Grêmio estudantil: um dispositivo para a participação dos alunos na gestão do processo escolar

Colóquios

Colóquios