GT 20 Psicologia da Educação
Coordenadora: Marília Gouvea de Miranda UFG/UCG
Local: Hotel Lopes
HORÁRIO / DIA |
2a feira |
3a feira |
4a feira |
08h30min/ 10h30min |
Abertura. Trabalho encomendado: Coordenadora: Vera M. N. de S. Placco (PUC/SP) Fernando Luis Gonzalez Rey (UniCEUB/ UNB - pesq. associado) A pesquisa sobre o tema da subjetividade em educação . Debatedora: Bernadete Gatti (PUC/SP) |
Trabalho encomendado: Coordenador: Newton Duarte (UNESP/ Araraquara) Odair Sass (PUC/SP) A psicologia na perspectiva de sua recepção pela educação brasileira. Debatedora: Marisa Eugênia Melillo Meira (UNESP – Bauru) |
Trabalhos Coordenadora: Maria Aparecida Morgado (UFMT) Margareth Shäffer (UFRGS) Psicanálise, subjetividade e enunciação. Cláudia Cisiane Bennetti (UFRGS) Direcionando um olhar para a subjetividade singular presente no processo ensino –aprendizagem: um olhar psicanalítico. Henrique Garcia Sobreira (UERJ). Auto – reflexão e educação do educador: um estudo da disciplina avaliação. |
10h45min/12h30min |
Trabalhos Coordenadora: Cláudia Davis (PUC/SP) Ione Collado P. Dourado. (PUC/SP). Regina Célia Almeida Rego Prandini Henri Wallon: psicologia e educaçao. Ana Rita Silva Almeida. O que é afetividade? Reflexões para um conceito .
|
Trabalhos Coordenadora: Maria Hermínia M. da Silva Domingues (UFG) Maria Cecília Cortez C. de Souza (USP) A juventude brasileira sob o olhar da Psicologia Educacional. Susie A. Gonçalves de Roure (UFG) Concepções de indisciplina escolar e limites do psicologismo na educação |
Trabalhos Coordenadora: Nara M. G. Bernardes (PUC-RGS) Marcos Freisleben Zorzal (UFSCar) Itacy Salgado Basso Por uma ontologia da criatividade: uma abordagem histórico-cultural. Carlos Henrique de Souza Gerken (FUNREI) Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias Xacriabá: elementos da teoria psicológica necessária |
14h / 16h30min |
Sessões Especiais |
Sessões Especiais |
Trabalhos Coordenadora: Mírian Z. Grinspun (UERJ) Lourdes Helena Silva (UFV). A relação escola - família no universo das experiências brasileiras de formação de alternância. Sessão de avaliação e planejamento do GT |
17h às 18h30min
|
Minicurso Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), Alda Judith Alves-Mazzotti (UNESA) , Margot Campos Madeira (UNESA). Representações sociais e educação |
Minicurso Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), Alda Judith Alves-Mazzotti (UNESA) , Margot Campos Madeira (UNESA) . Representações sociais e educação
|
Minicurso Clarilza Prado de Sousa (PUC/SP), Alda Judith Alves-Mazzotti (UNESA) , Margot Campos Madeira (UNESA) . Representações sociais e educação
|
20h30/22h |
Sessão de Pôsteres Luciane Maria Schlindwein (UNIVALI) Claudia Maria Petri As Classes de aceleração e o sucesso escolar – o que faz a diferença
Melania Moroz (PUCSP) Praticas educativas coercitivas: Um estudo com crianças de uma escola pública Marisa Machado Cavallieri (FCL-UNES) Ana Maria Pimenta Carvalho A Percepção do Professor sobre seu trabalho com as Classes de Aceleração Valéria da Hora Bessa (UERJ) Marisa Lopes da Rocha Melissa Marsden Danile Cardoso de Andrade Isabel Costa Lima Alexandre dos Anjos de Oliveira Grêmio estudantil: um dispositivo para a participação dos alunos na gestão do processo escolar |
Colóquios |
Colóquios |