GT 13 - Educação Fundamental

Coordenador: Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho (UNIRIO)

Local: Hotel Glória - Sala São Tomé das Letras

HORÁRIO / DIA

2a feira

08.10.2001

3a feira

09.10.2001

4a feira

10.10.2001

08h30min/ 10h15min

  • Sessão de Trabalhos Encomendados do GT –

Tema:Educação Fundamental – Novos tempos e espaços escolares

1.Maria Teresa Esteban (UFF)

Cada coisa tem seu tempo? Notas para um debate sobre práticas pedagógicas cotidianas

2.Roseli Salete Caldart

A pedagogia do movimento Sem Terra e a escola

  • Trabalhos

1.Carmen Sanches Sampaio

( UNIRIO )

Tempos entrelaçados no cotidiano da escola de ensino fundamental

2.Aline Maria de M. Rodrigues Reali; Cláudia Reyes; Elisabeth Martucci; Emília de Freitas; Maria da Graça N. Mizukami; Regina Tancredi; Rosa M. de Oliveira; Roseli Mello ( UFSCar )

Concepções, histórias e narrativas de professoras do ensino fundamental sobre seus alunos : Compreendendo práticas pedagógicas

3.Adriana Dickel ( UPF )

As crianças e suas experiências : O mundo invadindo a escola

4.Arlete Feijó Salcides (FEEVALE)

As professoras no show da vida

 

  • Trabalhos

1.Silvia Elizabeth Moraes

( USP / CNPq )

Autonomia e gestão à luz da teoria da ação comunicativa de Habermas

2.Cláudia de Oliveira Fernandes ( RJ )

A promoção automática na década de 1950 : Uma revisão bibliográfica na RBEP

3.Maria Luísa Merino Freitas Xavier ( UFRGS )

Os incluídos na escola : A negação / ocultamento do

processo de disciplinamento

 

10h30min/

12h15min

  • Debate ( Trabalhos Encomendados )

  • Primeira reunião do GT.
  • Debate ( Trabalhos )
  • Debate ( Pôsteres )
  • Debate ( Trabalhos )
    • Segunda reunião do GT

    14h/ 16h30min

    Sessões Especiais

    Sessões Especiais

    • Trabalhos

    1.Ivaine Maria Tonini ( UFSM )

    Identidades étnicas : A produção de seus significados no livro didático de geografia

    2.Márcia Castiglio da Silveira

    ( UFRGS )

    A produção de significados sobre matemática nos cartuns

    3.Suzana Beatriz Fernandes

    (SMED – POA)

    Os discursos dos livros de avaliação: Inventando o fazer e o ser do docente como avaliador

    • Debate ( Trabalhos )
    • Avaliação do GT 13

     

    17h às 18h30min

    • Minicursos

    Petronilha Beatriz Gonçalves Silva (UFSCAR)

    Multiculturalismo e ensino fundamental : Da pesquisa à sala de aula

    • Minicursos

    Petronilha Beatriz Gonçalves Silva (UFSCAR)

    Multiculturalismo e ensino fundamental : Da pesquisa à sala de aula

     

     

     

     

     

     

     

    • Minicursos

    Petronilha Beatriz Gonçalves Silva (UFSCAR)

    Multiculturalismo e ensino fundamental : Da pesquisa à sala de aula

    20h30/22h

    • Sessão de Pôsteres

    Maria Suset Biembengut Santade

    ( UNIMEP )

    A reeducação da linguagem formal nas linguagens de trânsito do campo semântico – escola

    Mirian Garfinkel ( UNESA )

    Gestão participativa e projeto político pedagógico numa escola comunitária : desafios e possibilidades

    Suíse M. Leon Bordest; Denise de O. Alves; Onélia Carmem Rosseto; Nely Tocantins ( UFMT )

    Projeto Campus Vivo : Educação ambiental em ação no campus da UFMT

    Lina Cardoso Nunes ( UNESA )

    A praxis avaliativa no contexto dos parâmetros curriculares nacionais : entraves e possibilidades

    Eliseu Pichitelli; Izumi Nozaki

    ( UFMT )

    Um estudo do uso da linguagem em diferentes contextos pela criança da escola pública em fase de alfabetização

    Maria Alice Vaz Ferreira ( USP )

    Análise dos conceitos e percepções de alunos da 8a. série do ensino fundamental sobre o rio Pardo, no município de São José do Rio Pardo

    Colóquios

    Colóquios