GT 10: Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenador: Artur Gomes de Morais (UFPE)

Vice-Coordenadora: Francisca Maciel (UFMG)

Local: Hotel Glória- Salão Aiuruoca)

HORÁRIO / DIA

2a feira

08.10.01

3a feira

09.10.01

4a feira

10.10.01

08h30min/ 10h15min

Abertura dos trabalhos do GT

Trabalho encomendado

LAJOLO , Marisa

(UNICAMP)

O professor leitor e formador de leitores

Trabalhos

(Práticas de leitura e escrita: novas tecnologias, textos e suportes diversos)

BERNARDES , Alessandra Sexto (UFJF)

VIEIRA , Paula Michelle Teixeira

No discurso produzido em salas de bate-papo da internet, a descoberta de um espaço de produção de linguagem

PAVÃO , Andréa (PUC-RJ)

Histórias de formação de leitores e escritores em camadas populares

Trabalhos

(Ensino: literatura, leitura, produção e avaliação de textos)

 

EVANGELISTA , Aracy Martins (UFMG)

Algumas reflexões sobre a relação literatura/escola

 

ALBUQUERQUE , Eliana Borges Correia (UFPE)

Trabalhar com textos e a partir de textos: mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa

10h30min/12h15min

Trabalho encomendado

LAJOLO , Marisa

(UNICAMP)

O professor leitor e formador de leitores

Trabalhos
Práticas de leitura e escrita: novas tecnologias, textos e suportes diversos)

 

GOUVEA , Guaracira (FE-UCP)

Práticas de Leituras de Crianças: o caso do texto de divulgação científica

 

SALUSTIANO , Dorivaldo Alves (UFC)

Usos e Funções Sociais da Língua Escrita no Jornal Escolar

Trabalhos

(Ensino: literatura, leitura, produção e avaliação de textos)

LEAL , Telma Ferraz (UFPE)

GUIMARÃES , Gilda Lisboa

Analisando algumas relações entre produção e avaliação de textos por professores das séries iniciais

 

CARDOSO , Cancionila Janzkovski (UFMT)

A dimensão reflexiva da língua escrita: apontando os desdobramentos de uma entrevista

Avaliação dos Trabalhos do GT-

Planejamento da25ª Reunião

14h / 16h30min

Sessão Especial

Sessões Especiais

14h/16h30min

Trabalhos

(Professores, suas leituras, sua formação)

CÔCO , Valdete(PPGE-UF)

O processo de socialização com a leitura e a prática docente: implicações para a formação de professores

COSTA , Vânia Aparecida Costa (FAFIDIA)

Livros sobre rodas: o circuito da leitura de professoras no meio rural

 

FRADE , Isabel Cristina Alves da Silva Frade(UFMG)

Imagem, texto e elementos de composição como recursos expressivos de estruturação de revistas pedagógicas

17h às 18h30min

 

 

 

Minicursos

CASTANHEIRA , Maria Lucia

(CEALE - FAE/UFMG)

A etnografia interacional e o estudo das práticas de letramento em sala de aula

Minicursos

CASTANHEIRA , Maria Lucia

(CEALE - FAE/UFMG)

A etnografia interacional e o estudo das práticas de letramento em sala de aula

Minicursos

CASTANHEIRA , Maria Lucia

(CEALE - FAE/UFMG)

A etnografia interacional e o estudo das práticas de letramento em sala de aula

20h30/22h

Sessão de Pôsteres

SILVA , Ceris Salete Ribas (UFMG) Livros para alfabetização: as alterações ocorridas no campo da produção editorial, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 1998 e 2000)

FRANCO , Marco Antônio Melo

CASTANHEIRA , Maria Lúcia

Práticas discursivas: a construção da fala dos alunos em uma sala de aula de jovens e adultos

MACEDO , Maria do Socorro (UFMG)

Quem é o professor que alfabetiza nas escolas municipais de Belo Horizonte?

SANTOS , Carmi Ferraz (UNICAMP)

A argumentatividade em textos infantis

Colóquios