Associação Nacional de

Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

ano de eleição de diretoria


24ª Reunião Anual

Caxambu

7 a 11 de outubro de 2001

Mini-Cursos

GT 2 – História da Educação

Tema/Título: Fontes para a história da educação do tempo presente

Local: Hotel Glória – Sala Cambuquira

Afonso Celso Scocuglia (UFPB)

Ementa : História do presente, não do "instante". História da educação do tempo presente. Fontes escritas e fontes alternativas. A importância, os "usos" e os "abusos" da história oral na pesquisa educacional. Novas tecnologias e história da educação do presente.


GT 5 – Estado e Política Educacional

Tema/Título: Rumos para a Área de Educação na Universidade Brasileira

Local: Hotel Glória – Sala 9

Maria Sylvia Bueno (UNESP); Lourdes Marcelino Machado

Ementa:

1. Tendências globais para a universidade do 3o. milênio e a configuração das "universidades periféricas". A liderança dos organismos internacionais na proposição de modelos pragmáticos para os países em desenvolvimento.

2. A leitura brasileira de algumas receitas do primeiro mundo: community colleges", institutos superiores de educação e alternativas para formação de educadores.

3. Rumos da pós-graduação em educação no Brasil: flexibilização, avaliação e expansão.

4. Cartografia da pesquisa em política educacional e gestão no Brasil: horizontes privilegiados e horizontes esquecidos.


GT 6 – Educação Popular

Tema: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Local: Hotel União – Sala D. Pedro

Marisa Vorraber Costa (UFRGS)

Ementa:

O minicurso pretende desencadear um debate sobre os Estudos Culturais, apontando para suas perspectivas e possibilidades na educação, com destaque para suas aproximações com a educação popular. Compreende a apresentação inicial de uma visão panorâmica sobre estes estudos e a identificação de textos e questões centrais que possibilitem compreender a gênese e a constituição deste campo pós-disciplinar. Discussões sobre as aproximações e cruzamentos entre os conceitos de cultura, civilização, cultura popular e cultura de massa serão realizadas com base em escritos de autores/as ligados aos Estudos Culturais. Objetiva-se, também, mencionar a inserção de pesquisadores/as latino-americanos, norte-americanos, australianos e canadenses neste campo, visando delinear uma cartografia preliminar dos debates sobre Estudos Culturais na atualidade.


GT 7 – Educação de 0 a 6 anos

Tema: MÍDIA E INFÂNCIA: CULTURA E IMAGINAÇÃO

Local: Hotel Palace – Sala Carteado

Gilka Elvira Ponzi Girardello (UFSC)

Ementa:

  1. Tendências contemporâneas de pesquisa: do foco nos efeitos dos meios à ênfase nas mediações sociais e culturais. Os estudos de recepção no contexto da comunicação.
  2. As mídias no cotidiano da criança. Cultura, Narrativa e Imaginário. A imaginação infantil e a experiência da televisão.
  3. Perspectivas para a mídia-educação a partir dos estudos culturais. Ecologia midiática.

GT 9 – Trabalho-Educação

Tema: O Pensamento Pedagógico Empresarial no Brasil: do industrialismo à competitividade

Local: Hotel Glória – Sala Caxambu

José dos Santos Rodrigues (UFF)

Ementa : Este mini-curso buscará apresentar e analisar o pensamento pedagógico empresarial no Brasil, desde 1930 até década de 90, construído fundamentalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Assim, primeiramente, o curso pretende, a partir da história da CNI, entender este como "moderno príncipe industrial", ou seja, como o mais importante "partido ideológico" da burguesia brasileira. Em seguida, apoiado nos conceitos de padrão de acumulação fordista e de padrão de acumulação flexível, o curso buscará apresentar o processo de metamorfose teleológica do pensamento pedagógico empresarial. Enfim, pretende-se expor um quadro ordenado e articulado do pensamento pedagógico empresarial, revelando suas continuidades, rupturas, contradições e limites.


GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Tema: A etnografia interacional e o estudo das práticas de letramento em sala de aula

Local: Hotel Glória – Sala Aiuruoca

Maria Lucia Castanheiran (CEALE - FAE/UFMG)

Ementa: O mini-curso se caracterizará como uma introdução ao estudo das práticas de letramento em sala de aula numa perspectiva etnográfica interacional, examinando-se os conceitos de cultura, contexto, intertextualidade e intercontextualidade.


GT11 – Política de Educação Superior

Tema: Superando a síndrome da folha/tela em branco: estratégias de orientação/elaboração de dissertações/teses por parte de Pós-graduandos, Orientadores e Coordenadores de Programas de Pós-graduação

Local: Hotel Glória – Sala Contendas

Ana Maria Netto Machado ( L.E de Porto Alegre CED/UFSC) ; Lucídio Bianchetti ( L.E de Porto Alegre CED/UFSC)

Ementa:

  1. Orientar/escrever dissertações e teses: desafios nodais da pós-graduação no Brasil hoje
  2. Articulação entre orientar e escrever
  3. Copiar ou criar? Copiar e criar! (segredos da produção de conhecimento na era da informação)
  4. Da síntese e resumo à prática do ensaio
  5. Entre ler e escrever, o nascimento de um autor (do consumo à produção de conhecimento)
  6. A dimensão pública, ética e política da escrita
  7. A contribuição da psicanálise na formação de pesquisadores (a humanização das técnicas, métodos e tecnologias pela inclusão da dimensão subjetiva – desejante – na pesquisa)
  8. Por uma política de capacitação para a pesquisa e a produção científica, centrada no desenvolvimento da autoria

GT 12 – Currículo

Tema: Cotidiano - compreender o compreender das professoras e das crianças

Local: Hotel Caxambu - Salão

Edwiges Zaccur, Maria Teresa Esteban e Regina Leite Garcia

Ementa:


GT 13 – Educação Fundamental

Tema: Multiculturalismo e o ensino fundamental – da pesquisa à sala de aula

Local: Hotel Glória – S. Tomé Letras

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Ementa : O minicurso visa discutir o multiculturalismo na perspectiva de grupos excluídos pela sociedade, movimentos sociais, propostas educacionais e políticas públicas. Visa também apresentar pesquisas sobre multiculturalismo e educação, realizadas em diferentes enfoques e apontar suas repercussões na sala de aula. Finalmente, pretende problematizar propostas ditas multiculturais para a educação, a partir de críticas feitas ao multiculturalismo na educação.


GT 14 – Sociologia da Educação

Tema: A Contribuição de Pierre Bourdieu para a pesquisa em Educação

Local: Hotel Palace – Sala Leitura

Maria Alice Nogueira (UFMG), Afrânio Mendes Catani (USP); Gilson R. de M. Pereira (UERN)

EMENTA : Introdução ao universo sociológico de Pierre Bourdieu (1930), enfatizando aspectos de sua teoria social relacionados à educação e tornando acessíveis os aportes do autor para a pesquisa em educação. O minicurso constará de três partes: 1. Apresentação do sociólogo francês, procurando tecer considerações acerca de sua formação, de sua inserção no sistema de ensino de seu país e, também, de suas principais obras relativas à sociologia da educação; 2. Exposição e discussão das mais relevantes contribuições de Bourdieu para a pesquisa educacional, abordando conceitos, categorias analíticas e teses; 3. E, finalmente, análise das várias modalidades de apropriação que marcaram o ingresso dos estudos do autor no campo educacional brasileiro.


GT 15 – Educação Especial

Tema: CONTRIBUIÇÃO DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SIMBÓLICO

Local: Hotel União – Auditório

Anna Maria Lunardi Padilha (UNIMEP/UNIFRAN-SP)

Ementa: O objetivo deste mini-curso é fornecer bases para a discussão sobre as contribuições relevantes da perspectiva Histórico-Cultural para a Educação Especial, tomando os princípios dessa perspectiva como referência para pesquisa e intervenção educacional junto a pessoas deficientes mentais. O enfoque central é a constituição do sujeito cultural, simbólico, histórico e a mediação pedagógica. A partir dos aportes teóricos e de alguns estudos-de-caso, refletir teórica e metodologiamente a mediação do outro e as possibilidades de um caminho para além das limites impostos aos deficientes mentais, principalmente no que se refere a inserção cultural e a participação deles nas esferas simbólicas da vida social. As contribuições do Paradigma Indiciário, da Semiótica, da Análise do Discurso e da Neurolingüística permeiam os estudos e as análises. Organizado em três partes, pretende discutir: a) o desenvolvimento das funções superiores na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; b) os modos de olhar para o sujeito deficiente mental, ainda na tentativa de superar o modelo médico e c) análise de dois estudos de caso e as mudanças que ocorreram nos processos simbólicos em pessoas com lesão cerebral e comprometimento mental, num certo contexto de intervenção pedagógica.


GT 16 – Educação e Comunicação

Tema: SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÃNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA

Local: Hotel Glória – Sala Lambari

Marco Silva (UERJ)

EMENTA: Vivemos a transição do modo de comunicação massivo para o interativo. Interatividade é um princípio do mundo digital e da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional baseado na internet, no site, no game, no software. Interatividade significa libertação do constrangimento diante da lógica da transmissão que prevaleceu no século XX. É o modo de comunicação que vem desafiar a mídia de massa – rádio, cinema, imprensa e tv – a buscar a participação do público para se adequar ao movimento das tecnologias interativas. É o modo de comunicação que vem desafiar professores e gestores da educação, igualmente centrados no paradigma da transmissão, a buscar a construção da sala de aula onde a aprendizagem se dá com a participação e cooperação dos alunos. O minicurso trata da interatividade como fundamento da educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a construção da participação cidadã. Assim, vem despertar o interesse dos professores para uma nova comunicação com os alunos em sala de aula "inforrica" ou "infopobre". Os alunos fazem parte da chamada "geração digital" menos passiva diante da mensagem fechada à sua intervenção e que procura fugir do modelo de recepção clássica. Essa nova atitude diante da transmissão é a sua exigência de uma nova sala de aula.


GT 17 – Filosofia da Educação

Tema: A questão do sujeito na produção do conhecimento e da existência

Local: Hotel Glória – Sala Passo Quatro

Ari Paulo Jantsch (UFSC)

EMENTA:

  1. Introdução: a produção articulada da existência e do conhecimento;
  2. A constituição histórico-social do sujeito (epistêmico-político);
  3. A desconstrução do sujeito (o neopragmatismo e os pós-ismos);
  4. Transdisciplinaridade e holismo (?): em direção a um novo sujeito (positivo-unitário)?
  5. ‘Sociedade do conhecimento’ versus sociedade de homens omnilaterais ou a apologia da in-formação versus formação do sujeito dotado de autonomia (quando todos pensam e decidem!)?
  6. Para além da razão positiva e da des-razão, a possibilidade da razão aberta (sujeito epistêmico-político & autonomia e liberdade). A razão negativa ante o "fim da história".

GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Tema: MEMÓRIA DOS ANOS 60: MCP/MEB/CPC/PAULO FREIRE   

 

Osmar Fávero (UFF)

 

Ementa: Das campanhas nacionais de alfabetização dos anos 50 aos moviments de cultura e educação popular do início dos anos 60. Experiências matrizes: MCP - Movimento de Cultura Popular do Recife; MEB - Movimento de Educação de Base; CPC - Centro Popular de Cultura da UNE; Sistema Paulo Freire (Angicos e Plano Nacional de Alfabetização); propostas e materiais didáticoas originais.

  


GT 19 – Educação Matemática

Tema: Números Reais: Quando e como ensinar?

Local: Hotel Glória – Sala 12

Benedito A. Silva (PUC-SP), Sônia Igliori (PUC-SP)

Ementa: O curso tem como alvo propor aos participantes uma reflexão sobre o ensino dos números reais. Pretende apresentar alguns aspectos históricos, analisar alguns obstáculos epistemológicos e didáticos relacionados ao conceito de real e expor com a calculadora TI 92 um abordagem para apresentação do número p . Pretende ainda levantar com os participantes questionamentos como:


GT 20 – Psicologia da Educação

Tema: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

Local: Hotel Lopes – Salão

Margot Madeira (PUC-SP), Alda Judith Junqueira (Universidade Estácio de Sá), Clarilza Prado de Souza (UCP/ Universidade Estácio de Sá)

Ementa: Este mini-curso se propõe a discutir a abordagem das Representações Sociais na perspectiva da Psicologia Social, analisando seus fundamentos epistemológicos e seus conceitos básicos, bem como as principais alternativas utilizadas para a produção de conhecimentos nesta área, destacando suas relações com o campo da educação.

O curso será desenvolvido em três unidades e ministrado por três professores, pesquisadores da área. A primeira focaliza a origem e evolução da noção de representação social, destacando os conceitos básicos que a alicerçam esta teoria, e comparando-a com os conceitos de percepção, opinião, atitude e ideologia. A segunda analisa as principais abordagens metodológicas atuais, bem como os procedimentos que vem sendo empregados pelos pesquisadores da área, destacando a perspectiva processual, que enfatiza os processos geradores das representações e a perspectiva estrutural, que trabalha com as noções de núcleo central e o sistema periférico. Finalmente, a terceira unidade trata dos diferentes tipos de representação, bem como dos processos de transformação das representações, discutindo as relações entre representações e práticas.



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