ano de eleição de diretoria
24ª Reunião Anual
Caxambu
7 a 11 de outubro de 2001
Mini-Cursos
GT 2 – História da Educação
Tema/Título: Fontes para a história da educação do tempo presente
Local: Hotel Glória – Sala Cambuquira
Afonso Celso Scocuglia (UFPB)
Ementa : História do presente, não do "instante". História da educação do tempo presente. Fontes escritas e fontes alternativas. A importância, os "usos" e os "abusos" da história oral na pesquisa educacional. Novas tecnologias e história da educação do presente.
GT 5 – Estado e Política Educacional
Tema/Título: Rumos para a Área de Educação na Universidade Brasileira
Local: Hotel Glória – Sala 9
Maria Sylvia Bueno (UNESP); Lourdes Marcelino Machado
Ementa:
1. Tendências globais para a universidade do 3o. milênio e a configuração das "universidades periféricas". A liderança dos organismos internacionais na proposição de modelos pragmáticos para os países em desenvolvimento.
2. A leitura brasileira de algumas receitas do primeiro mundo: community colleges", institutos superiores de educação e alternativas para formação de educadores.
3. Rumos da pós-graduação em educação no Brasil: flexibilização, avaliação e expansão.
4. Cartografia da pesquisa em política educacional e gestão no Brasil: horizontes privilegiados e horizontes esquecidos.
GT 6 – Educação Popular
Tema: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
Local: Hotel União – Sala D. Pedro
Marisa Vorraber Costa (UFRGS)
Ementa:
O minicurso pretende desencadear um debate sobre os Estudos Culturais, apontando para suas perspectivas e possibilidades na educação, com destaque para suas aproximações com a educação popular. Compreende a apresentação inicial de uma visão panorâmica sobre estes estudos e a identificação de textos e questões centrais que possibilitem compreender a gênese e a constituição deste campo pós-disciplinar. Discussões sobre as aproximações e cruzamentos entre os conceitos de cultura, civilização, cultura popular e cultura de massa serão realizadas com base em escritos de autores/as ligados aos Estudos Culturais. Objetiva-se, também, mencionar a inserção de pesquisadores/as latino-americanos, norte-americanos, australianos e canadenses neste campo, visando delinear uma cartografia preliminar dos debates sobre Estudos Culturais na atualidade.
GT 7 – Educação de 0 a 6 anos
Tema: MÍDIA E INFÂNCIA: CULTURA E IMAGINAÇÃO
Local: Hotel Palace – Sala Carteado
Gilka Elvira Ponzi Girardello (UFSC)
Ementa:
GT 9 – Trabalho-Educação
Tema: O Pensamento Pedagógico Empresarial no Brasil: do industrialismo à competitividade
Local: Hotel Glória – Sala Caxambu
José dos Santos Rodrigues (UFF)
Ementa : Este mini-curso buscará apresentar e analisar o pensamento pedagógico empresarial no Brasil, desde 1930 até década de 90, construído fundamentalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Assim, primeiramente, o curso pretende, a partir da história da CNI, entender este como "moderno príncipe industrial", ou seja, como o mais importante "partido ideológico" da burguesia brasileira. Em seguida, apoiado nos conceitos de padrão de acumulação fordista e de padrão de acumulação flexível, o curso buscará apresentar o processo de metamorfose teleológica do pensamento pedagógico empresarial. Enfim, pretende-se expor um quadro ordenado e articulado do pensamento pedagógico empresarial, revelando suas continuidades, rupturas, contradições e limites.
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita
Tema: A etnografia interacional e o estudo das práticas de letramento em sala de aula
Local: Hotel Glória – Sala Aiuruoca
Maria Lucia Castanheiran (CEALE - FAE/UFMG)
Ementa:
O mini-curso se caracterizará como uma introdução ao estudo das práticas de letramento em sala de aula numa perspectiva etnográfica interacional, examinando-se os conceitos de cultura, contexto, intertextualidade e intercontextualidade.GT11 – Política de Educação Superior
Tema: Superando a síndrome da folha/tela em branco: estratégias de orientação/elaboração de dissertações/teses por parte de Pós-graduandos, Orientadores e Coordenadores de Programas de Pós-graduação
Local: Hotel Glória – Sala Contendas
Ana Maria Netto Machado ( L.E de Porto Alegre CED/UFSC) ; Lucídio Bianchetti ( L.E de Porto Alegre CED/UFSC)
Ementa:
GT 12 – Currículo
Tema: Cotidiano - compreender o compreender das professoras e das crianças
Local: Hotel Caxambu - Salão
Edwiges Zaccur, Maria Teresa Esteban e Regina Leite Garcia
Ementa:
Cotidiano - espaço/tempo da complexidade, em que uma multiplicidade de vozes estão em permanente polílogo.
É no cotidiano que as vozes silenciadas se manifestam.
Se a crise da compreensão é nossa, é no cotidiano que se pode compreender o compreender do outro e seguir pistas reveladoras de uma outra história.
GT 13 – Educação Fundamental
Tema: Multiculturalismo e o ensino fundamental – da pesquisa à sala de aula
Local: Hotel Glória – S. Tomé Letras
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Ementa :
O minicurso visa discutir o multiculturalismo na perspectiva de grupos excluídos pela sociedade, movimentos sociais, propostas educacionais e políticas públicas. Visa também apresentar pesquisas sobre multiculturalismo e educação, realizadas em diferentes enfoques e apontar suas repercussões na sala de aula. Finalmente, pretende problematizar propostas ditas multiculturais para a educação, a partir de críticas feitas ao multiculturalismo na educação.GT 14 – Sociologia da Educação
Tema: A Contribuição de Pierre Bourdieu para a pesquisa em Educação
Local: Hotel Palace – Sala Leitura
Maria Alice Nogueira (UFMG), Afrânio Mendes Catani (USP); Gilson R. de M. Pereira (UERN)
EMENTA : Introdução ao universo sociológico de Pierre Bourdieu (1930), enfatizando aspectos de sua teoria social relacionados à educação e tornando acessíveis os aportes do autor para a pesquisa em educação. O minicurso constará de três partes: 1. Apresentação do sociólogo francês, procurando tecer considerações acerca de sua formação, de sua inserção no sistema de ensino de seu país e, também, de suas principais obras relativas à sociologia da educação; 2. Exposição e discussão das mais relevantes contribuições de Bourdieu para a pesquisa educacional, abordando conceitos, categorias analíticas e teses; 3. E, finalmente, análise das várias modalidades de apropriação que marcaram o ingresso dos estudos do autor no campo educacional brasileiro.
GT 15 – Educação Especial
Tema: CONTRIBUIÇÃO DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL - A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SIMBÓLICO
Local: Hotel União – Auditório
Anna Maria Lunardi Padilha (UNIMEP/UNIFRAN-SP)
Ementa: O objetivo deste mini-curso é fornecer bases para a discussão sobre as contribuições relevantes da perspectiva Histórico-Cultural para a Educação Especial, tomando os princípios dessa perspectiva como referência para pesquisa e intervenção educacional junto a pessoas deficientes mentais. O enfoque central é a constituição do sujeito cultural, simbólico, histórico e a mediação pedagógica. A partir dos aportes teóricos e de alguns estudos-de-caso, refletir teórica e metodologiamente a mediação do outro e as possibilidades de um caminho para além das limites impostos aos deficientes mentais, principalmente no que se refere a inserção cultural e a participação deles nas esferas simbólicas da vida social. As contribuições do Paradigma Indiciário, da Semiótica, da Análise do Discurso e da Neurolingüística permeiam os estudos e as análises. Organizado em três partes, pretende discutir: a) o desenvolvimento das funções superiores na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano; b) os modos de olhar para o sujeito deficiente mental, ainda na tentativa de superar o modelo médico e c) análise de dois estudos de caso e as mudanças que ocorreram nos processos simbólicos em pessoas com lesão cerebral e comprometimento mental, num certo contexto de intervenção pedagógica.
GT 16 – Educação e Comunicação
Tema: SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÃNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA
Local: Hotel Glória – Sala Lambari
Marco Silva (UERJ)
EMENTA: Vivemos a transição do modo de comunicação massivo para o interativo. Interatividade é um princípio do mundo digital e da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional baseado na internet, no site, no game, no software. Interatividade significa libertação do constrangimento diante da lógica da transmissão que prevaleceu no século XX. É o modo de comunicação que vem desafiar a mídia de massa – rádio, cinema, imprensa e tv – a buscar a participação do público para se adequar ao movimento das tecnologias interativas. É o modo de comunicação que vem desafiar professores e gestores da educação, igualmente centrados no paradigma da transmissão, a buscar a construção da sala de aula onde a aprendizagem se dá com a participação e cooperação dos alunos. O minicurso trata da interatividade como fundamento da educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a construção da participação cidadã. Assim, vem despertar o interesse dos professores para uma nova comunicação com os alunos em sala de aula "inforrica" ou "infopobre". Os alunos fazem parte da chamada "geração digital" menos passiva diante da mensagem fechada à sua intervenção e que procura fugir do modelo de recepção clássica. Essa nova atitude diante da transmissão é a sua exigência de uma nova sala de aula.
GT 17 – Filosofia da Educação
Tema: A questão do sujeito na produção do conhecimento e da existência
Local: Hotel Glória – Sala Passo Quatro
Ari Paulo Jantsch (UFSC)
EMENTA:
GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Osmar Fávero (UFF)
Ementa: Das campanhas nacionais de alfabetização dos anos 50 aos moviments de cultura e educação popular do início dos anos 60. Experiências matrizes: MCP - Movimento de Cultura Popular do Recife; MEB - Movimento de Educação de Base; CPC - Centro Popular de Cultura da UNE; Sistema Paulo Freire (Angicos e Plano Nacional de Alfabetização); propostas e materiais didáticoas originais.
GT 19 – Educação Matemática
Tema: Números Reais: Quando e como ensinar?
Local: Hotel Glória – Sala 12
Benedito A. Silva (PUC-SP), Sônia Igliori (PUC-SP)
Ementa: O curso tem como alvo propor aos participantes uma reflexão sobre o ensino dos números reais. Pretende apresentar alguns aspectos históricos, analisar alguns obstáculos epistemológicos e didáticos relacionados ao conceito de real e expor com a calculadora TI 92 um abordagem para apresentação do número p . Pretende ainda levantar com os participantes questionamentos como:
GT 20 – Psicologia da Educação
Tema: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Local: Hotel Lopes – Salão
Margot Madeira (PUC-SP), Alda Judith Junqueira (Universidade Estácio de Sá), Clarilza Prado de Souza (UCP/ Universidade Estácio de Sá)
Ementa: Este mini-curso se propõe a discutir a abordagem das Representações Sociais na perspectiva da Psicologia Social, analisando seus fundamentos epistemológicos e seus conceitos básicos, bem como as principais alternativas utilizadas para a produção de conhecimentos nesta área, destacando suas relações com o campo da educação.
O curso será desenvolvido em três unidades e ministrado por três professores, pesquisadores da área. A primeira focaliza a origem e evolução da noção de representação social, destacando os conceitos básicos que a alicerçam esta teoria, e comparando-a com os conceitos de percepção, opinião, atitude e ideologia. A segunda analisa as principais abordagens metodológicas atuais, bem como os procedimentos que vem sendo empregados pelos pesquisadores da área, destacando a perspectiva processual, que enfatiza os processos geradores das representações e a perspectiva estrutural, que trabalha com as noções de núcleo central e o sistema periférico. Finalmente, a terceira unidade trata dos diferentes tipos de representação, bem como dos processos de transformação das representações, discutindo as relações entre representações e práticas.
envie suas sugestões para Alfredo Veiga-Neto
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